quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Josué 13:1-7 Conquistando Novas Terras!

Durante aproximadamente 7 anos Josué continuou na liderança do povo de Israel e das suas guerras de conquista. Até a data da sua morte todas as principais batalhas foram travadas e ganhas. Após o sucesso dessas batalhas por Israel, a terra de Canaã foi finalmente demarcada e dividida, conforme as diretrizes divinas, mas cada tribo lutou pela posse do seu território. As terras a serem conquistadas faziam parte do plano divino dito a Moisés por Deus (Êx 23:29,30).
A declaração de Deus a Josué nos mostra a importância da conquista na vida de Israel. Talvez para o povo, agora na sua nova pátria, tudo estivesse bem. Entretanto Deus disse a Josué: "Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir" (Js 13:1). A palavra do Senhor a Josué nos adverte que muitas vezes deixamos o tempo passar e não alcançamos as vitórias que Deus deseja para nossa vida espiritual.
Josué recebeu de Deus uma séria advertência acerca da terra de Canaã: muita terra ficou para conquistar. A promessa de Deus aos patriarcas era de que Israel possuiria toda a terra (Gn 13:14,15), e não simplesmente uma parte dela. Josué e os filhos de Israel haviam falhado, e agora o Senhor reclamava acerca disto. Na vida espiritual devemos lutar por todas as promessas de Deus em nossa vida, através de Jesus Cristo (2ª Co 1:20).
As promessas de Deus são tão grandes quanto a Sua pessoa (Ef 3:20). Deus havia revelado aos pais de Israel uma grande nação e um grande povo (Gn 13:16). E, agora, Deus dá a descrição do que ficou para Josué, revelando a grandeza da terra de Canaã (Js 13:2-6).
Os filhos de Israel falharam ao deixarem alguns povos em Canaã: "Porém os filhos de Israel não expeliram os gesureus, nem os macateus; antes Gesur e Macate habitaram no meio de Israel até ao dia de hoje" (Js 13:13). Certamente esqueceram-se dos mandamentos de Deus quando Ele disse: "Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar deles vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas ilhargas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardes" (Nm 33:55). Que o Senhor nos livre de deixarmos algo em nossos corações que nos impeça de alcançar a plenitude da vida espiritual.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: