terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Josué 3:13-17 A travessia do Jordão!

A Bíblia nos mostra que a travessia do Jordão foi um momento crucial para o povo de Deus. Josué estava confiante em Deus em primeiro lugar, bem como na resposta trazida pelos espias fiéis "certamente o Senhor nos deu toda esta terra nas nossas mãos, e todos os seus moradores estão desmaiados diante de nós". Como é bom confiar em Deus. Chegara o momento de avançar para junto do Jordão. Por ordem de Josué o povo marchou e acampou próximo do jordão. Restava agora a travessia.
O povo só deveria deixar o lugar quando observasse que os sacerdotes levitas estavam conduzindo a Arca. Este era o sinal para a partida. A Arca configurava a presença do Deus vivo no meio de Israel (Js 3:10).
Para o início da caminhada deveria ser observada uma distância mínima de aproximadamente 900 metros (2.000 côvados) entre a Arca e o povo, uma vez que todo o povo deveria ver a Arca (Js 3:4). Esta distância era para que também o povo pudesse ver o caminho que estaria trilhando, lembrando que o Deus Todo Poderoso estava presente. Tudo foi feito para incutir neles o fato de que o rio fôra cortado pela presença da Arca. Sempre que avançamos por um caminho desconhecido, a Arca da Aliança, que simboliza Cristo, deve nos preceder (Is 52:12).
Josué exortou o povo a se santificar antes da partida (Js 3:5). Este ato de santificação demonstrou que Deus só iria operar poderosamente em favor de Seu povo, se este estivesse intimamente puro e em harmonia com a Sua vontade. Antes de pedirmos para que Deus opere sinais e maravilhas em nosso meio, precisamos verifivar se nosso coração é limpo e se nossos desejos estão verdadeiramente sob a orientação do Espírito Santo.
Josué ordenou que os sacerdotes tomassem a Arca e começassem a caminhada. Neste momento, o Senhor mais uma vez confirmou a Josué a sua disposição de continuar abençoando-o na liderança do povo, assim como aconteceu com Moisés (Js 3:7). Também foi dada ordem para que os sacerdotes, ao chegarem à borda das águas do Jordão, parassem (Js 3:8). Era primavera, e o rio havia crescido com o degelo da neve do monte Hermon, e isto era uma grande dificuldade para os hebreus. O Jordão transbordava e era grande a correnteza de suas águas, dificultando tremendamente qualquer tipo de travessia.
O milagre do Jordão serviria para semear o terror nos inimigos de Israel e para dar testemunho a todos os povos do poder e da fidelidade de Jeová (Js 4:23,24 ; 5:1). De acordo com a determinação divina (Js 3:8), os sacerdotes que estavam levando a Arca, ao chegarem a borda do rio Jordão, pararam. Somente um Deus fiel e poderoso se atreveria a tamanha façanha.
A passagem do Jordão exalta o poder de Deus na vida do Seu povo Israel e aponta para nossa vitória em Cristo (1ª Co 15:57). Tudo começou com a santificação do povo de Deus para que uma grande maravilha pudesse ser realizada no meio de Israel (Js 3:5). A lição de Israel mostra-nos que sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14), pois ela é imprescindível para o dia do arrebatamento da igreja (1ª Ts 5:23).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima 

Nenhum comentário: