sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Josué 7:1,12,13,15 O pecado de Acã!

Israel acabava de conquistar, sob orientação divina, a cidade de Jericó. Deus havia demonstrado mais uma vez o Seu poder, após a travessia do Jordão. Diante destes dois significativos milagres o povo realmente estava consciente de que Deus estava com eles, e que Josué era um verdadeiro comandante que estava sob a plena e perfeita vontade de Deus. As conquistas deveriam continuar, pois havia ainda muita terra em Canaã para ser possuída, e isto fazia parte da promessa de Deus a Israel.
Em sua estratégia o comandante josué enviou alguns homens a Ai para espiar a terra (Js 7:2), da mesma forma como havia enviado espias à cidade de Jericó. Os espias voltaram de Ai um tanto presunçosos, achando que seria muito fácil conquistar aquela gente, cuja população chegava a 12 mil habitantes. Disseram a Josué que não havia necessidade de levar todo o povo para a batalha, tão somente 2 a 3 mil homens seriam suficientes (Js 7:3).
Diante da decisão humana não houve a interferência de Deus. Creio que a vaidade e o espírito de grandeza havia possuído alguns corações, até mesmo o de Josué, que, sem consultar a Deus, tomou a iniciativa própria de enviar cerca de 3 mil homens (Js 7:4). Toda vez que vamos enfrentar um inimigo, independente de como as circunstâncias se apresentam, devemos sempre antes de tudo, consultar a Deus (2º Sm 5:19).
Josué havia se esquecido de Gilgal, lugar onde foi levantado o altar após a travessia do Jordão; lugar do primeiro acampamento de Israel em Canaã; lugar onde Josué circuncidou a todos os homens que nasceram durante os 40 anos no deserto (Js 5:1-9); lugar onde foi celebrada a Páscoa (Js 5:10); lugar onde estava a Arca do Concerto. Enfim, Gilgal era o lugar onde estava a benção do Senhor para o povo de Israel.
Josué, que tinha sido até alí um tipo de Cristo, agora está buscando a misericórdia do Senhor (Js 7:6). Para Josué o resultado da desobediência foi imediato, muito embora outra coisa também já houvesse desagradado a Deus - a prevaricação de Israel quanto ao anátema de Jericó (Js 7:11). Os homens enviados por Josué à cidade de Ai saíram derrotados, sendo que 36 deles foram mortos.
Acã, além de roubar, cometeu sacrilégio. Ele disse: "...vi...cobicei-os...tomei-os...escondi..." (Js 7:21). Ele sabia da ordem do Senhor quanto aos despojos de Jericó, onde todo o ouro, toda prata, os vasos de metal e de ferro seriam consagrados, indo para o tesouro do Senhor, sendo que tudo o mais seria queimado no fogo (Js 6:24). Acã foi traído pela concupiscência dos olhos. Devemos tomar cuidado com tudo aquilo que é consagrado ao Senhor.
Em Cristo,

               Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: