sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Josué 2:1-7 Raabe e os espias!

Josué enviou dois espias para secretamente examinar a terra, principalmente Jericó, ponto estratégico para a conquista de toda a terra prometida. Alí chegando, os espias foram em busca de informações, e entraram na casa de uma mulher prostituta, de nome Raabe.
Josué escolheu dois homens de sua confiança e os enviou para a secreta missão de espiar Jericó. A viagem durou cerca de três horas. Eles saíram à tarde e chegaram à noite (Js 2:1). Ainda hoje a obra de Deus precisa de pessoas destemidas e corajosas para missões especiais, a fim de descobrir os segredos do inimigo.
A Bíblia afirma que, ao chegarem em Jericó, os espias entraram na casa de uma prostituta, cujo nome era Raabe (Js 2:1). Com certeza os espias não revelaram àquela mulher o propósito de sua missão. Não sabemos portanto como tal notícia chegou até o rei de Jericó (Js 2:2), que enviou emissários à casa de Raabe para certificar-se do que havia ouvido. Como resposta Raabe confirmou que verdadeiramente os homens haviam estado alí, porém já tinham ido embora.
Para guardar os espias, ela usou de sutileza, escondendo-os no telhado da casa, entre as canas de linho (Js 2:6). Convém destacar que a mentira de Raabe não serve como justificativa para mentira por parte dos crentes de hoje, quando estamos vivendo na Dispensação da Graça. Naquela ocasião Raabe ainda não fazia parte do povo de Deus enão estava submissa às leis morais do concerto. Sua mentira nunca teve aprovação das Escrituras, que somente aprovam sua fé e obras (Hb 11:31; Tg 2:25). Deus jamais se valeria deste expediente de Raabe para executar seu plano no que diz respeito a cumprir suas promessas, ou mesmo para proteger os espias.
De alguma maneira o Espírito Santo trabalhou no coração de Raabe, encontrando um lugar para o temor de Deus (Pv 1:7). Desta forma esta mulher gentílica temeu a Deus e foi salva. Ela creu na destruição iminente de sua cidade e buscou o caminho de sua própria salvação (Jo 20:29).
Não temos explicação para justificar porque os espias foram à casa de Raabe, uma mulher de vida duvidosa. Todavia eles agiram assim por inspiração divina, pois ela era uma grande necessitada da misericórdia de Deus. Jesus disse: "O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). A grande pecadora Raabe tinha seu coração inclinado para o Senhor, e aprouve ao Deus de toda a graça estender-lhe o manto de sua salvação (Jo 3:16).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: