quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Josué 6:1-5 A tomada de Jericó!

Canaã foi conquistada pelos israelitas em três guerras, durante um período aproximado de sete anos. Jericó é chamada de Cidade das Palmeiras (Dt 34:3 ; Jz 3:13), visto que estava rodeada de palmeiras e situada em um verde oásis no vale do Jordão. Era cercada de muros, e naquela oportunidade estava fechada - ninguém saía e nem entrava (Js 6:1). A cidade tinha uma área de aproximadamente 32 km². Era uma cidade-fortaleza. Seus muros tinham cerca de 9 metros de altura e 6 metros de espessura. Jericó era considerada uma cidade invencível. A chave de toda a estratégia bélica de Josué era a conquista de Jericó, visto que ficaria demonstrado que o Deus de Israel era superior aos deuses cananeus.
Josué recebeu a visita do Príncipe do Exército do Senhor (Js 5:14). O anjo lhe ordenou para que tirasse as sandálias dos pés, visto que o lugar em que estava era santo (Js 5:15). Aqui fica claro que, antes de entrarmos em qualquer batalha, temos que estar em perfeita santidade com Deus. Nada adiantará lançarmos mãos de nossos próprios recursos. Se assim fizermos, a derrota é certa. Somente Deus pode nos garantir a vitória.
Era chegado o sétimo dia, dia em que o Senhor havia determinado que a cidade fosse rodeada por sete vezes (Js 6:4). Seria um dia de muito mais trabalho que os dias anteriores, quando a cidade foi rodeada por apenas uma vez. Neste dia todos madrugaram para iniciarem a marcha decisiva.
Após a cidade ter sido rodeada pela sétima vez, as trombetas foram tocadas longamente (Js 6:5). Então, sob o comando de Josué, o povo gritou de uma forma nunca antes vista, pois Josué naquele momento, declarou: "O Senhor vos tem dado a cidade!" (Js 6:16). Deus tem preparado o momento exato para entregar a vitória ao seu povo.
No instante que o povo de Deus gritou, os muros da cidade ruíram de uma forma esplendorosa, tendo o povo tomado a cidade. Eles haviam se posicionado para executar o juízo de Deus (Js 6:20), exterminando tudo o que havia em Jericó, com exceção de Raabe e sua família, como haviam prometido os espias quando ali estiveram (Js 2:14). Diante do juízo, Josué avisou ao povo que Jericó seria anátema ao Senhor, isto é, tudo que alí existia seria destruído pelo fogo, ficando tão somente reservado a prata, o ouro e os vasos de metal e de ferro, para o tesouro da Casa do Senhor (Js 6:24).
A destruição total dos cananeus era necessária para salvaguardar Israel da destruidora influência da idolatria e do pecado daqueles povos. Deus sabia que se aquelas nações ímpias continuassem a existir, os israelitas seriam facilmente influenciados e levados às práticas abomináveis ao Senhor (Dt 20:18).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima 

Nenhum comentário: