segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Josué 20:1-6 As cidades de refúgio!

Nas cidades de refúgio vemos a preocupação de Deus com a preservação da vida daquele que acidentalmente causou a morte de seu semelhante, enclausurando-o nestas cidades para livrá-lo do vingador. Tudo isto simbolizava Jesus, o refúgio perfeito, onde podemos hoje nos abrigar da fúria de nosso inimigo maior - Satanás.
As seis cidades de refúgio mencionadas na Bíblia têm um profundo significado espiritual. Estas cidades são uma imagem de Cristo, em quem encontramos o refúgio que nos salva da ira de Deus: "E será aquele Varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta" (Is 32:2).
Cada cidade indica o que encontramos em Cristo. Cades, ao norte, significa Santo. Quem se refugia em Jesus torna-se santo, pois santidade é a vontade de Deus para nossa vida (1ª Ts 4:3). Golan, também ao norte,  significa Gozo, que é o que encontramos quando aceitamos Jesus como nosso Salvador (Jo 15:11).
No centro está Siquém, que significa Ombro, lugar que suporta o peso. Encontramos em Jesus um ombro amigo que nos ajuda em nossa caminhada cristã (Mt 11:28-30). E também se localiza Ramote, que significa Exaltado, mostrando nossa nova posição em Cristo, nas regiões celestiais com os principes do seu povo (Sl 113:8 ; Ef 1:3).
No sul encontrava-se Hebron, que significa Comunhão, uma característica dos salvos em Cristo (Sl 133), e Bezer, que significa Fortaleza, é o que recebemos em Cristo para vencermos nossos terríveis inimigos (Ef 6:10).
Deus, na Sua misericórdia, reservou para os filhos de Israel cidades que oferecessem segurança e proteção para alguém que ferisse seu irmão sem intenção, pudesse escapar. Desta maneira o Senhor concedia uma oportunidade de julgamento e oportuna reconciliação. Isto alegra nossa alma, pois vemos Cristo simbolizado nestas cidades, trazendo-nos tudo o que necessitamos para nossa vitória espiritual.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima 

Nenhum comentário: