sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Josué 1:1-6 A chamada de Josué!

O nome Josué significa "salvação de Jeová". Filho de Num, da tribo de Efraim, Josué nasceu no Êgito (Nm 13:8,16) e a primeira menção do seu nome se encontra no livro de Êxodo (Ex 17). Anteriormente ele se chamava Oséias, passando a ser chamado de Josué por determinação de Moisés. Durante sua vida revelou traços marcantes de uma personalidade altruísta e um coração fiel. Josué morreu com 110 anos e seu nome permanece na memória dos judeus, e também da igreja, devido às qualidades espirituais positivas que demonstrou no exercício da liderança espiritual do povo de Deus.
Josué, antes de assumir a liderança do povo, já vinha sendo o "servo de Moisés", que nunca se apartava da tenda (Ex 33:11). Por isso Deus o nomeou sucessor de Moisés, capacitando-o para tal obra.
Moisés, na sua condição de líder, estava preocupado com todo aquele povo, pois ele sabia que seus dias estavam findando. Ele pediu ao Senhor que levantasse um homem (Nm 27:15,16). Por ordem de Deus Josué é chamado à tenda para receber a incumbência divina revelada a Moisés (Dt 31:14).
Josué, tendo dado provas de sua fidelidade ao seu líder Moisés e acima de tudo diante de Deus, foi levantado por Deus e recebeu a imposição de mãos de Moisés. Em Josué habitava o Espírito de Deus (Nm 27:18-23). Como seria bom em nossos dias, se todo líder buscasse ao Senhor pedindo que Deus levante aquele "que saia adiante deles, e que entre adiante deles" (Nm 27:17).
A chamada de Josué foi para liderar o povo após a morte de Moisés. Josué foi chamado para conduzir o povo na conquista de Canaã. Antes, porém, ele foi encorajado pelo próprio Moisés (Dt 31:7). Levando-se em conta a tipologia bíblica, Josué no Antigo Testamento é o tipo de Jesus no Novo Testamento. Seu nome deriva-se do hebráico Yehoshua (Yahweh é salvação - O Senhor é salvação). Moisés mudou o seu nome de Oséias (salvação) para Josué (Yehoshua) (Nm 13:8,16).
O Novo Testamento apresenta um grande exemplo de chamada divina, quando foram separados Barnabé e Saulo (At 13:2-4). O Espírito Santo falou nominalmente quais os homens que seriam separados para saírem a pregar a Palavra de Deus.
Josué foi especialmente levantado por Deus para ser o sucessor de Moisés, tendo, portanto, de concluir uma obra de envergadura, a condução do povo hebreu, que havia saído do Êgito, rumo à Canaã. Ele deveria estar preparado para inúmers circunstâncias ainda desconhecidas. Deus o animou e orientou quanto a sua maneira de ser diante da nação de Israel. O grande segredo de seu sucesso deveu-se, sem dúvida, ao fato de ter ele alcançado de Deus a promessa de que Jeová seria com ele como havia sido com seu antecessor Moisés.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: