terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Josué 24:14-17 Escolhei hoje a quem sirvais!

Josué é uma das figuras mais belas e exemplares do Antigo Testamento. Sua vida deve servir de estímulo a todos nós que escolhemos servir a Deus em meio a tanta idolatria. Em Israel Josué se levantou com uma palavra de ordem e decisão: servir ao Senhor juntamente com toda a sua casa, ainda que isso lhe custasse o isolamento do povo. Entretanto, suas palavras acharam lugar naqueles corações duros e rebeldes, e assim Josué obteve a vitória desejada.
Após aconselhar os filhos de Israel, Josué tomou uma posição espiritual diante do desvio da nação: "eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24:15). Em nossa caminhada espiritual precisamos tomar decisões, pois delas dependem nossa vitória ou derrota. Josué escolheu servir ao Senhor. Que esta seja a decisão do povo de Deus hoje! (Sl 100:2).
Josué sabia que naquele momento não podia tomar decisão por Israel, pois diante de Deus cada dará conta de si (Rm 14:12). Durante sua vida, Josué tomou muitas decisões em favor do povo de Deus, mas agora, já velho, diante do desvio espiritual de Israel, Josué tomou uma decisão pessoal (Js 24:15). Ainda hoje o Senhor espera nossa decisão pessoal, a fim de nos abençoar com toda nossa família (At 16:31).
Dentre todas as decisões tomadas na vida de Josué, esta era a mais espiritual: servir ao Senhor. Às vezes tomamos decisões em nossas vidas que não dizem respeito ao serviço divino, são decisões puramente humanas (Gn 13:11). Mas a decisão de Josué até hoje ainda fala ao povo de Deus: "escolhei hoje a quem sirvais" (Js 24:15). Se escolhermos ao Senhor tomamos uma decisão espiritual que mudará todo o curso de nossas vidas (Mt 2:11,12).
Josué estava diante do Deus de Israel e diante de todo o povo (Js 24:1). Sua decisão naquele momento não era algo passageiro, mas era para sempre: "eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24:15). Ele deixava claro que desejava servir a Deus para sempre. A visão de Josué transpunha os portais da eternidade, onde estaremos para sempre com o Senhor (1ª Ts 4:17). Que o nosso serviço para Deus não se limite apenas a uma dispensação (1ª Co 9:17).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: