sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

As setenta semanas de Daniel! 1ª parte

Deus concedeu ao profeta Daniel uma visão profética de muito maior alcance e amplitude em relação ao futuro de Israel, o povo eleito. Este será o assunto deste artigo: a segunda profecia mais importante do livro de Daniel (Jr 30:3-11 ; Ez 20:33-44).
Estava chegando ao fim os setenta anos do cativeiro babilônico que fora predito pelo profeta Jeremias (Jr 25:11,12 ; 20:10).Agora, os 70 anos estavam findando e o povo de Israel continuava no exílio em Babilônia.
Pode-se perceber em todo o livro de Daniel a razão porque este profeta alcançou muitas vitórias (Dn 9:3). Primeiro, Daniel procurou através das Escrituras o que Deus dissera sobre o assunto. Ele possuía uma biblioteca onde estudava. Ele disse: "Entendi pelos livros". Em seguida, orou, jejuou e rogou humilhado, vestido em pano de saco e com cinza. Muitos cristãos ao alcançarem um lugar de destaque em seus empregos se esquecem da Igreja, dos irmãos e até do Senhor.
"Estando eu falando, orando e confessando o meu pecado" (Dn 9:20-23). Deus mobilizou um dos anjos mais importantes, Gabriel. Os anjos santos são liderados por Miguel, o arcanjo (este é, o chefe dos anjos). "Tocou-me na hora do sacrifício" (Dn 9:21). Os judeus tinham por costume dois sacrifícios diários contínuos: pela manhã e à tarde. O da tarde era oferecido no crepúsculo (Ex 29:38-42 ; Nm 28:4,8). Era uma boa maneira para encerrar o dia, com oração. Daniel orou e chegou a resposta divina. Pecado confessado, oração atendida. "Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá" (Sl 66:18).
Como é bom ser amado de Deus (Dn 9:23). De que adianta ter muitos amigos, receber o carinho de todos se não tivermos o amor de Deus. "Toma, pois, bem sentido na palavra, e entende a visão". A compreensão dependia de ele entender "o sentido da palavra e a visão". Deus fala para quem possa entender. Daniel entendeu a mensagem de Deus pela oração e pelos livros.
O anjo não falou a Daniel usando a expressão "setenta semanas". O original do livro fala de "setenta setes", que, pelo contexto da profecia e por outras indicações proféticas, mostra tratar-se de semanas de sete anos, isto é, 70 x 7anos = 490anos bíblicos. Duas evidências de que não são semanas comuns é que os seis felizes eventos preditos a respeito de Israel, em Daniel 9:24 ainda não se cumpriram. Portanto, são futuros. Em Mateus 24:15, o Senhor Jesus deixa claro que a última das 70 semanas é ainda futura, uma vez que o fato ali citado por Ele, enquadra-se na 70ª semana, conforme Daniel 9:27, a qual ainda não teve cumprimento.
As setenta semanas tratam das provações e sofrimentos pelos quais Israel terá que passar antes que venha o seu Libertador para que tenham fim os pecados de Israel, e experimentem justiça eterna. Elas concernem a Israel e não à Igreja. Deus domina sobre o tempo. Domina sobre as épocas (Dn 2:21).
Por que setenta anos de cativeiro? Os setenta anos eram um meio de disciplinar Israel. Eles seriam corrigidos por quebrarem deliberadamente os preceitos divinos (Lv 25:3-5 ; 26:14,33-35 ; 2º Cr 36:21). Ora, durante os quase 500 anos que vão da monarquia de Israel ao seu cativeiro, eles não cumpriram o preceito de observar o ano sabático. Deus mesmo fez a terra repousar, mantendo seus maus "inquilinos" fora por 70 anos. Ora, setenta anos são o total de anos sabáticos ocorridos no espaço de 490 anos.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: