quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O livramento dos justos!

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça" (Is 41:10).
O livro de Daniel é composto por seis histórias e quatro visões. As histórias podem ser encontradas nos capítulos 1 a 6, e as visões nos capítulos 7 a 12. Tratarei, um pouco, sobre a terceira história. A experiência dos três jovens fiéis que foram parar na fornalha ardente.
Os oficiais da corte de Nabucodonosor, movidos pela inveja e maldade, certificaram-se de que o monarca ouvisse sobre a infração que tinham descoberto contra os amigos de Daniel. Demonstraram ser homens invejosos e bajuladores.
"...Com ira e furor" (Dn 3:13). O rei, ao saber que os amigos de Daniel não se prostraram ante a estátua reagiu com muita ira. Sua cólera desconheceu limites. Ele ordenou que os acusados fossem trazidos imediatamente à sua presença. A ira impede que você raciocine com clareza. A ira acaba por antecipar o pecado (Sl 4:4). Para muitos, é apenas uma forma de defesa. Para outros, consequência do temperamento. Porém, muitos não aceitam que seja uma coisa ruim, muito menos um pecado. Segundo Billy Graham "a ira é pecado odioso porque revela a natureza animal do homem. Muitos aparentam ser pessoas bem tranquilas até o momento em que ficam possuídas pela indignação, e então se transformam". Todo e qualquer acesso de ódio, nos leva a posturas extravagantes e destruidoras.
Os três amigos responderam que não tinham necessidade de defender-se, pois a defesa deles era o próprio Deus. Se ser leal ao Senhor era crime, então eles seriam os piores criminosos. Por todo o livro de Daniel podemos ver como a lealdade e adoração para com Deus são continuamente tratadas. Os governantes podem tentar criar leis que inibam ou proíbam a adoração ao Todo-Poderoso. Porém, aqueles que permanecerem fiéis não temerão (Ap 2:10). As profecias de Daniel apontam que nos últimos dias haverá uma tentativa de inibir ou proibir a adoração verdadeira, sendo imposta uma falsa adoração. Mas, o livro de Daniel nos mostra claramente que Deus terá um povo vitorioso, que resistirá a todas as tentativas de desobedecer ou perverter a adoração (Jo 4:23). Quão importante é permanecermos fiéis ao Senhor.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: