quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os reinos do mundo são transitórios!

O livro de Daniel é um extraordinário tratado de escatologia. No capítulo 8, Daniel situa também sua visão "no terceiro ano do reinado do rei Belsazar" (Dn 8:1,2). A dinastia fundada por Nabucodonosor estava chegando ao fim. O ano terceiro de belsazar era o último de sua existência.
Daniel registrou detalhes sobre como seriam o segundo e o terceiro império que iriam aparecer no cenário mundial. O profeta declara que sua visão ocorreu quando estava em Susã, na província do Elão, uma das capitais persas, que ficava a 300 km da Babilônia (Dn 8:2).
Daniel encontra-se às margens do canal de Ulai, cujo rio de igual nome fluía de um ponto cerca de 220 km ao norte de Susã até o rio Tigre, ao sul (Dn 8:2). A localização da visão é importante. Ela situa o contexto das relações com a Medo-Pérsia e a Grécia (Dn 8:3,4). Mais adiante, Daniel soube o significado da visão: "Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia" (Dn 8:20).
O carneiro e seus dois chifres correspondem claramente ao Império Persa (Dn 8:3,4,20 ; 7:5). Os dois chifres falam da dualidade do império: Média e Pérsia. Ochifre mais alto é a Pérsia, que, apesar de ser mais recente que a Média, se tornou proeminente. "O mais alto subiu por último" (Dn 8:3). Em 550 a.C. Ciro, um persa, rebelou-se contra os medos, que até então detinham o poder e tornou-se cabeça dos demais reinos. "E assim se engrandecia" (Dn 8:4). O profeta estava se referindo à Grécia. Esse império se tornou grande nas suas conquistas, com seus feitos e proezas nesse sentido estudados e admirados até os dias atuais.
O Império Grego é representado na visão do profeta pelo bode (Dn 8:21 ; 7:6). O "chifre notável" do bode (Dn 8:5) é Alexandre, o Grande, um dos guerreiros mais brilhantes dos tempos antigos: rei da Macedônia, fundador do helenismo, gênio militar e propagador da cultura grega. Foi ele o grande imperador grego. Em doze anos de reinado Alexandre tinha o mundo a seus pés. Morreu em 323 a.C., em Babilônia, aos 33 anos de idade. O império de Alexandre foi dividido entre seus quatro generais (Dn 8:8): em parte, à Grecia, à Turquia, à Síria e ao Egito (Dn 8:22).
Em Cristo,

              Tarcísio Costa de Lima 

Nenhum comentário: