terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Daniel e sua intimidade com Deus!

Daniel 10 faz parte da última visão que Deus deu ao profeta, cobrindo os capítulos 10, 11 e 12. A visão foi dada dois anos após o retorno dos judeus à Palestina. Os três capítulos finais de Daniel revelão a culminância da crescente experiência do profeta e sua vida de intimidade com Deus. O profeta Daniel teve experiências espirituais sempre crescentes. Assim deve ser a nossa vida espiritual, sempre abundante, sempre em franco crescimento: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1ª Co 15:58).
Há um Deus no céu que pode revelar o futuro, bem como qualquer assunto que for da Sua vontade. Uma palavra revelada do céu é sempre algo maravilhoso, certo e infalível. Deus revelou para Daniel o que haveria de acontecer nos "últimos dias" (Dn 10:1).
A razão do lamento e retraimento acompanhado de jejum, é que Daniel, como patriota e membro da nação eleita, preocupava-se com o futuro do seu povo. Por volta do terceiro ano de Ciro, a obra iniciada, de reconstrução do templo, fora embargada (Ed 1-3 ; 4:4,5). A perseverança de Daniel na oração e no jejum por 21 dias ocasionou a resposta divina (Dn 10:12). Assim, vemos que nossas orações também são ouvidas no céu (Jr 33:3).
A visão profética descreve os acontecimentos que levariam Antíoco Epifânio à ascensão. Tal governante, mais tarde, profanaria o templo do Senhor (Mt 24:15). A Pérsia teria mais três reis: (530-522 a.C.), Pseudo-Esmérides ou Gaumata (522 a.C.) e Dario (522-486 a.C.). Ainda vemos o quarto rei, que iria guerrear contra a Grécia. Daí, se observa que não se vê mais citação histórica da Pérsia, apesar de ainda continuar, à época, como uma potência mundial. "O que os pecadores mais temem não é a morte, e, sim, a presença revelada de Deus" - quem afirma é o teólogo Swete. Em toda a extensão das Escrituras Sagradas, vemos pessoas que foram possídas de temor diante de grandes visões: Abraão (Gn 15:1-12); Moisés (Ex 3:1-6); Zacarias (Lc 1:11,12), entre outros.
Quando o anjo tocou (Dn 10:18), Daniel sentiu conforto, paz e ânimo. Deixe Deus te tocar hoje, agora, e, sinta Seu poder restaurador. Imediatamente Daniel ouviu a voz do mensageiro do Senhor, e respondeu: "Fala, meu Senhor, porque me confortaste" (Dn 10:19). Ainda hoje, a Palavra de Deus nos conforta e fortalece (Ne 6:9 ; Sl 119:28).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: