terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Daniel e o sonho do rei!

Não se trata apenas da interpretação do sonho de um rei, mas o futuro predito do mundo gentílico no tempo dos "últimos dias" (Dn 2:28). Isto alcança os tempos da vinda de Jesus e o estabelecimento do milênio (Dn 2:44). É tão importante a palavra profética deste capítulo, que a mesma vem repetida no capítulo 7. A única diferença é que no capítulo 2, a revelação divina veio por meio de um sonho profético de Nabucodonosor; no capítulo 7, por meio de uma visão concedida ao profeta Daniel.
Daniel, diante do rei, mostrou-se humilde, não querendo honra para si, nem se apresentando como o mais capaz dentre os sábios caldeus. O cristão autêntico considera os outros superiores a si mesmo; o que disso passa é altivez (Pv 16:18 ; Fl 2:3).
O sonho de Nabucodonosor foi uma revelação de Deus. Deus tem o controle de tudo (Jó 12:10). O Senhor abate aqueles que são altivos, porém os humildes são salvos (Sl 18:27), pois a vontade de Deus é soberana.
Na estátua vista pelo rei está predita a história das nações dos "tempos dos gentios", começando pelo próprio Nabucodonosor até a vinda de Jesus (Dn 2:36-43). Alí estavam representados os quatro últimos impérios mundiais até a segunda vinda de Jesus. A cabeça de ouro da estátua representava a Babilônia (Dn 2:32). O peito e os braços de prata, o império Medo-Persa (Dn 2:32). O ventre e os quadris de bronze, a Grécia (Dn 2:32). As pernas de ferro e os pés em parte de ferro e em parte de barro, representavam Roma (Dn 2:33). Os dez dedos dos pés, o futuro reino do Anticristo (Dn 2:22).
Ouro, prata, bronze e ferro com barro (Dn 2:32,33). A inferioridade dos metais revela que o mundo não vai melhorar nem moral, nem politicamente, mas agravará cada vez mais. A figura de Nabucodonosor é uma descrição bíblica da degeneração da raça humana diante de Deus (Rm 1:18). Tudo que fora predito no sonho do rei foi realmente comprovado pela história universal. O nome do Senhor foi exaltado através da vida de Daniel (Dn 2:47), e Daniel foi exaltado pelo Senhor (Dn 2:49), sendo constituído governador da província de Babilônia e chefe supremo dos sábios, no mais alto escalão do governo em dois dos maiores impérios mundiais: o babilônico e o medo-persa. Porém, permaneceu humilde. Não esqueceu dos amigos. Não se transformou numa celebridade. Lidar com benção não é tão fácil. Certo escritor declarou: "Para testar o caráter de um homem dá-lhe poder".
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: