quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Exercitando a mordomia na Igreja


A Igreja, instituição divina, estabelecida por Cristo, tem dois lados que precisam de uma ativa mordomia para a execução de seu propósito na terra; o lado jurídico e o espiritual. Como instituição jurídica, a igreja precisa ser administrada com sabedoria perante os homens; como instituição espiritual, ela precisa ser administrada com a graça de Deus para que seus objetivos espirituais sejam alcançados e seja estabelecida como o "corpo de Cristo".
Tão logo foi inaugurada (At 2:1-4), a igreja desenvolveu-se através do crescimento numérico (At 2:41 ; 4:4). Foi tão grande seu crescimento que já havia problemas na Igreja (At 6:1), necessitando de mordomos que cuidassem das causas das viúvas e dos necessitados: "Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço" (At 6:3). A partir daí, a igreja tem crescido em todo o mundo: "Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui" (At 17:6), espalhando sua fé (1ª Ts 1:8).
Paulo declara aos Coríntios seu trabalho em prol da igreja: "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento" (1ª Co 3:6). Aqui está a razão do crescimento da igreja: plantar e regar, isto é, cada crente fazer a sua parte no reino de Deus (Fp 1:3-5), pois somos "cooperadores de Deus" (1ª Co 3:9).
Desde sua inauguração no Pentecostes (At 2:1), a Igreja começou a cumprir o "Ide" de Jesus (Mc 16:15). O trabalho de evangelização tomou conta da igreja (At 4:33) e o Evangelho se espalhou (At 8:4). Evangelizar é a missão precípua da igreja: "Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho" (1ª Co 9:16).
A Igreja que deseja crfescer no conhecimento, não pode despresar o ensino (2ª Pe 3:18). O exemplo da Igreja Primitiva deve ser seguido ainda hoje: "E todos os dias no templo e nas casas não cessavam de ensinar..." (At 5:42). O objetivo do ensino é levar o crente a aperfeiçoar sua fé, conhecer ao Senhor e alcançar maturidade espiritual (Ef 4:13). A mordomia do ensino é uma prerrogativa bíblica (Rm 12:7).
A meta da Igreja é alcançar o mundo, através do Evangelho de Cristo (Mc 16:15). Para isso ela precisa se envolver com a obra missionária (At 13:3,4), onde o campo é o mundo (Mt 13:38) e mais do que nunca sem fronteiras, por causa da "globalização". A Igreja deve aproveitar este momento e avançar na disseminação da Palavra de Deus usando todos os meios possíveis (1ª Co 9:22).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: