quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Santificando a alma e o espírito

A triunidade humana se expressa na natureza material e espiritual, pela qual o homem foi criado. A expressão bíblica diz que o homem foi feito "alma vivente", isto é, ele recebeu de Deus vida, ânimo, sentidos e inteligência a fim de poder se comunicar com o mundo material e espiritual. A Bíblia afirma que existem no homem alma e espírito, e que somente são divisíveis pela Palavra de Deus. Através deles manifestamos nossa gratidão e adoração ao Senhor.
Cuidar da alma e do espírito é dever de todo homem, mas principalmente dos fiéis (Pv 4:23). A mordomia do nosso homem interior inclui cuidados especiais contra os pecados que rodam a alma e o espírito (Gn 5:19-21). Há pecados que vêm de fora para dentro (Mt 6:22,23) e há pecados que vêm de dentro para fora (Mt 15:18-20), todos prejudicam a alma e o espírito (Rm 7:15).
Através da Palavra de Deus podemos cuidar do nosso ser interior (Sl 119:11). A alma e o espírito devem ter prazer na Lei do Senhor (Rm 7:22), pois somente assim nos conduziremos com segurança (Js 1:8). O nosso prazer deve ser meditar na Palavra (Sl 1:2 ; 119:77), pois através dela somos edificados "casa espiritual" (1ª Pe 2:5).
A oração é o meio divino para o fortalecimento divino do homem interior: "...vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior" (Ef 3:16). Através dela somos fortalecidos: "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6:10) para uma vida de vitória. A oração e a vigilância devem estar presentes em nossa vida diária (Mt 26:41) para que não venhamos a cair: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia" (1ª Co 10:12).
Segundo Paulo nós fomos salvos para servir ao Deus vivo e verdadeiro (1ª Ts 1:9,10). O serviço faz parte da atividade cristã que traz benefícios a alma e ao espírito (2ª Co 9:12), quando é feito de coração ao Senhor (Hb 12:28). A melhor maneira de renovarmos nosso ser espiritual é servindo ao Senhor (Rm 7:6), sabendo que somente dele receberemos a recompensa: "Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos (Hb 6:10).
O pecado está presente na vida do homem desde sua queda no Éden (Gn 3:7). A partir daí males, dos mais diversos, têm atingido o ser humano em sua trajetória de vida (Sl 40:12), inclusive os males internos, que vêm da alma e do espírito (Mc 7:23). Somente em Cristo o homem pode se ver livre dos males que lhe trazem tantos pesares (Mt 11:28-30).
A alma é atingida diretamente pelas concupiscências carnais (1ª Pe 2:11) e, desse modo, é afligida (Sl 38:18 ; 2ª Pe 2:8). Assim podemos entender porque a alma morre: "...a alma que pecar essa morrerá" (Ez 18:4). Essa morte advém dos desejos da carne que, quando consumados gera a morte (Tg 1:15). Somente o Senhor tem poder de livrar nossa alma da morte (Sl 116:8 ; 2ª Pe 2:9).
Após a queda as faculdades morais e espirituais do homem foram afetadas (Rm 1:25). As relações entre Deus e o homem foram afetadas pelo pecado (Is 59:2), levando assim a criatura a desprezar o Criador (Pv 14:2). Desse modo, os pecados do espírito, que são: o orgulho, a avareza, o egoísmo, a vaidade e tantos outros males, passaram a existir no coração do homem (Pv 16:18 ; 25:28 ; Ec 2:17). Segundo Jesus, o reino dos céus será dado aos "pobres de espírito" (Mt 5:3).
O homem criado para uma comunhão duradoura com seu Criador, se viu separado dele por causa do pecado (Gn 3:23,24). O pecado levou o homem à morte espiritual (Rm 5:12), afetando diretamente sua alma e seu espírito. Para resolver esse grande problema Deus enviou seu Filho (Gn 3:15 ; Gl 4:4), que por seu sangue nos aproximou de Deus (Ef 2:13) e nos deu uma nova vida (Ef 2:5,6).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: