terça-feira, 3 de agosto de 2010

Nosso corpo é templo do Espírito Santo


Deus criou o homem de maneira especial, pois o formou à sua imagem e semelhança. Tal procedimento diferençou das demais criaturas criadas, quando apenas surgiram conforme a ordenação divina de acordo com sua espécie. O homem ganhou corpo, alma e espírito tornando distinto das demais coisas criadas por Deus. Um ser completo, com consciência e livre-arbítrio capaz de dominar as demais criaturas da terra. Tal situação leva-nos a um compromisso de "administrar" bem o corpo que recebemos de Deus, pois como crentes, ele é agora templo do Espírito Santo.
O corpo é visto na Bíblia com vários significados, todos com aplicações espirituais, uma vez que somos habitação de Deus (Ef 3:17). Em cada significado somos depositários do Espírito Santo, pois é Ele quem nos dá garantia acerca de nossa filiação espiritual (Rm 8:16).
O tabernáculo foi uma construção provisória para alí Deus manifestar sua glória e sua presença enquanto caminhavam no deserto (Êx 40:34,38). Pedro compara o nosso corpo a um tabernáculo terrestre (2ª Pe 1:13,14), algo provisório usado como depositário da alma e do espírito (Hb 4:12), enquanto estivermos caminhando no deserto desta vida (Jó 7:1 ; 14:1 ; 2ª Co 5:4).
Desde que foi formado (Gn 2:7), o homem tomou consciência de que foi feito do barro (Gn 3:19 ; Jó 10:9). Isto mostra a fragilidade da vida humana (Sl 103:15,16). Ensina-nos também a facilidade de sermos moldados por Deus (Jr 18:6) e depositários dos tesouros divinos (2ª Co 4:7). Por isso devemos estar santificados para honra e glória do Senhor (2ª Tm 2:20,21).
Paulo, simbolicamente falando, chama o nosso corpo de "casa terrestre" (2ªCo 5:1). Uma casa frágil, que se desfaz (2ª Co 5:1b) com o tempo de uso (Sl 90:10). Nesta casa habitam a alma e o espírito (1ª Ts 5:23), os quais precisam estar sempre santos (1ª Pe 1:16), para que possamos alcançar de Deus "um edifício" nos céus (2ª Co 5:1c). Até que esse momento não chegue, devemos ser fiéis àquele que nos constituiu herdeiros dessa herança espiritual (Cl 3:24). 
Assim como no Antigo Testamento a santidade estava diretamente ligada ao templo (Lv 8:10), no Novo Testamento está ligado diretamente ao nosso corpo, templo do Espírito Santo (1ª Pe 1:16). Paulo ao falar da importância da santificação disse que ela começa do interior para o exterior (1ª Ts 5:23), mostrando claramente que o corpo está nos propósitos de Deus para ser santo (Hb 10:22).
A santidade deve alcançar nossas mãos, pois através delas o Senhor nos usará na sua obra (At 19:11). As mãos precisam estar santificadas para orar (1ª Tm 2:8 ; Sl 141:2), para abençoar (Mt 19:13), para estar diante do Senhor (Sl 24:3,4), pois elas fazem parte do corpo (1ª Co 12:14,15) e precisam estar sempre prontas para o serviço do Senhor (At 5:12) e para o nosso sustento (1ª Co 4:12).
Os pés falam de nossa conduta (1º Sm 18:5), por isso eles precisam estar limpos (Jo 13:8) e consagrados para andar em retidão na presença do Senhor (Gn 5:22,24). Para que possamos espalhar a nossa fé, nossos pés precisam também estar calçados com "a preparação do Evangelho da paz" (Ef 6:15). Com os pés santificados podemos plenamente seguir a Jesus (Mt 9:9).
Os olhos são as janelas da alma, por isso eles precisam estar santificados (Mt 6:22), por causa da concupiscênciaque nos faz pecar (1ª Jo 2:16). Para isso o crente precisa evitar as "coisas más" diante de seus olhos (Sl 101:3) e olhar "firmemente" para Jesus (Hb 12:2). Para santificar os nossos olhos, o Senhor nos convida a "comprar" colírio do céu (Ap 3:18c). Com os olhos santificados podemos contemplar as maravilhas da Lei de Deus (Sl 119:18).
Em Cristo,

               Tarcísio Costa de Lima  

Nenhum comentário: