segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A profanação de Belsazar!

Para que possamos ter uma melhor compreensão ao estudar o capítulo 5 de Daniel é preciso estudá-lo em paralelo com Isaías 21:1-9, onde encontramos a profecia a respeito da queda da Babilônia, feita 150 anos antes do ocorrido. Encontramos mais detalhes dessa queda nos capítulos 13 e 14 de Isaías. Daniel, a essa altura, era um senhor de mais de 80 anos de idade.
O nome do rei Belsazar foi encontrado nas inscrições achadas nas ruínas da Babilônia, por isso, acredita-se que reinou conjuntamente com seu pai, e após a morte deste ficou no poder para defender a Babilônia. Portanto, era neto de Nabucodonosor.
Daniel 5:1 tem seu paralelo no primeiro capítulo do livro de Ester. Este livro também marca um período do cativeiro. Alí há um banquete semelhante a este, em que alguém também perdeu a sua coroa. Belsazar era um príncipe caldeu, e, como tal não devia beber, pois a Bíblia adverte a este respeito (Pv 31:4). O monarca, em sua orgia e devassidão, viu o fim de seu reino e de seus grandes naquela mesma noite. Sabemos que as Escrituras Sagradas nunca falham (Jr 1:11,12 ; At 12:23), pois "...qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado".
As taças de vinho utilizadas por Belsazar eram os vasos de ouro e prata que Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jerusalém, no primeiro ataque ao cativeiro (Ed 1:9-11). Belsazar, não teve nenhum respeito por aquilo que era "santo". Como consequência do seu erro, caiu sobre ele a ira divina. A Bíblia adverte, dizendo: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer!" (Gl 6:7). O Senhor é Santo, e em Sua santidade detém a pureza moral (1ª Pe 1:16).
Segundo os historiadores, nos banquetes oficiais, era costume oferecer libação aos deuses locais. Esse fato aumenta a culpa do monarca. Os deuses da Babilônia eram festivamente reverenciados com presentes em ouro, prata, bronze e ferro. A perda da reverência ao sagrado é sempre um sinal de decadência moral. A medida da iniquidade estava cheia e o juízo não tardaria. Ele seria repentino. Quando pensamos no juízo de Deus isto nos assusta? Hoje é tempo de se preparar para o dia do juízo. Agora é o momento da salvação, da graça. Deus é o justo Juíz! É Ele quem perdoa as nossas iniquidades e nos livra da ira futura (Sl 103:3,4).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

2 comentários:

lin disse...

gostaria de saber se ele perdeu a salvacao?

lin disse...

queria saber se ele perdeu a salvacao?