quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Hebreus 10:4-12 O Sacrifício Perfeito de Cristo!

Observamos nas Escrituras que, desde o princípio, Deus aceitou o sacrifício como forma de aplacar sua ira contra o pecado (Gn 3:21). O propósito divino era aguardar o momento exato para manifestar seu Filho, o Cordeiro de Deus (Jo 1:29), efetuando de uma vez por todas um melhor sacrifício. Os crentes hebreus conheciam muito bem todo o sistema sacrificial da antiga aliança, mas agora estavam sendo ensinados sobre algo melhor e permanente, o sacrifício de Cristo.
Em sua revelação progressiva, o Espírito Santo traz aos hebreus a promessa de um melhor sacrifício (Hb 10:5-7). É lembrado o Salmo 40:6-8, a fim de ilustar que nada valem os sacrifícios de animais, mas Cristo, mediante a vontade de Deus, em seu ofício messiânico cumpriu os propósitos remidores divinos.
As profecias já anunciavam algo melhor: "Sacrifício e oferta não quiseste; as minhas orelhas furaste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste" (Sl 40:6). Isto estava agora sendo relembrado aos crentes hebreus pelo Espírito Santo (Hb 10:5,6). As profecias sempre fizeram parte do propósito de Deus para anunciar sua vontade aos homens (Am 3:7). Mais tarde, o apóstolo Pedro enfatizou a força da palavra profética (2ª Pe 1:21).
A mensagem divina falava de um melhor sacerdote, que viria para fazer exclusivamente a vontade de Deus (Hb 10:7-10). A necessidade deste perfeito sacerdote era pelo fato dos outros estarem sujeitos ao pecado e a morte (Hb 7:23,27). Jesus não somente venceu o pecado (Jo 8:46), mas também triunfou sobre a morte (Ap 1:18), conquistando-nos a garantia de uma eterna salvação (Hb 5:9).
A palavra dada aos hebreus mostra-nos o cumprimento de todas as promessas concernentes a Cristo e seu sacrifício perfeito: "Mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus" (Hb 10:12). A obra de Cristo concluiu todo o sistema sacrificial do Antigo Testamento e introduz uma melhor esperança de salvação (Hb 5:9).
O crente olha para o Antigo Testamento e observa como feliz ele é diante da ineficácia dos sacrifícios oferecidos pelos crentes do passado. Em Cristo, nosso melhor sacerdote, encontramos a perfeita provisão divina para preencher todas as nossas necessidades espirituais. Baseado no sacrifício de Jesus nos tornamos ousados na fé e, cobertos por seu sangue, entramos na presença de Deus para desfrutar de sua preciosa comunhão espiritual.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: