segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hebreus 12:1-7 O crescimento espiritual do cristão!

É propósito de Deus o nosso crescimento espiritual, para isto, através de sua Palavra, Ele nos dá as instruções necessárias. O capítulo doze de Hebreus desafia o crente a firmar-se na fé e na perseverança, elementos essenciais para a salvação. Olhando para Jesus, o crente poderá alcançar o alvo desejado, alcançando a maturidade cristã.
O princípio da vida cristã tem suas bases na Palavra de Deus. Através do autor divino, o Espírito Santo ensina o caminho para uma vida espiritual bem-sucedida. Após nos exortar sobre a apostasia e nos mostrar os heróis da fé, Deus nos fala acerca da diligência na vida espiritual e de total empenho na corrida cristã (Hb 12:1).
As testemunhas que nos rodeiam, estimulam-nos a deixar todo o embaraço na carreira cristã (Hb 12:1). Para um corredor, embaraço é tudo aquilo que atrapalha sua desenvoltura (1ª Co 9:25), ele precisa despir-se dos excessos de pesos (Mt 11:30). Para isto, ele se despe do velho homem e dos pecados de sua vida passada (Ef 4:22,24).
Jesus é nosso alvo principal: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé..." (Hb 12:2). Devemos olhar para Jesus como aquele que é o líder no caminho, o qual, como homem de fé, superou todos os demais heróis da fé e venceu (Ap 5:5). Jesus é nosso exemplo de combatividade espiritual (Jo 16:33), Ele é o iniciador e o aperfeiçoador da nossa fé, e é Ele que nos conduz em vitória à presença de Deus (1ª Co 15:57).
O autor divino nos manda fazer uma comparação com Jesus: "Considerai pois aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos" (Hb 12:3). Devemos considerar Jesus e as batalhas que enfrentou como Filho de Deus e ver seu exemplo de sofrimento e resistência contra o mal, para que jamais enfraqueçamos na fé (2ª Co 12:10).
Para que possamos alcançar a maturidade na vida cristã, devemos olhar para Jesus. Esse olhar nos estimula a vencer todos os obstáculos do caminho, nos dá força para suportar a disciplina e viver uma vida de santidade diante de Deus. Então compreenderemos a importância das coisas celestiais e valorizaremos a graça de Deus que nos salvou da maldição da lei.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: