sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Hebreus 11:1-6 Fé, Alicerce do Cristão!

Após tantos avisos contra o perigo de um retorno ao passado judáico, o autor da carta traz aos crentes a importância da fé na vida espiritual. Ele descreve a fé como um fundamento sólido, onde podemos confiar tranquilamente. Ao falar da fé, ele expõe a vida dos homens de Deus do passado e narra suas façanhas espirituais em nome da fé. Ainda hoje, as mesmas lições de fé precisam ser aprendidas por nós, pois sem fé é impossível agradar a Deus.
É difícil enumerar as vitórias da fé, elas são grandiosas. Mas contudo, o autor divino pôde nos trazer alguns exemplos de homens e mulheres que triunfaram no poder da fé (Hb 11:32). Estes exemplos nos estimulam a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Jd 3).
O autor destaca Moisés certamente por sua importância histórica-espiritual na vida de Israel (Hb 11:24). A atitude de seus pais é aqui observada (Hb 11:23) e, mais tarde, quando Moisés usa o livre arbítrio, ele escolhe sofrer com o povo de Deus (Hb 11:25,26). O testemunho de Hebreus, diz: "Pela fé deixou o Êgito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível" (Hb 11:27). Em toda a caminhada de Moisés, ele deu o grande exemplo da fé (Hb 11:28,29).
A relação dos heróis da fé é muito grande, o autor traz à lembrança apenas alguns nomes (Hb 11:32), e diz: "Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões" (Hb 11:33).
A fé mais uma vez é a razão de todas as vitórias (Hb 11:34). Os tempos mudaram, mas a fé ainda é o fator importante para que a igreja vença em nome de Jesus.
A expressão "e outros" em Hebreus 11:36, evidencia a existência de muitos fiéis que, pela fé, triunfaram (Hb 11:37,38). A Bíblia ainda diz: "E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa" (Hb 11:39). Entretanto a prática da fé os tornou heróis na vida espiritual, e Deus, no seu propósito glorioso, preparou-lhes uma eterna redenção em Cristo (Hb 11:40).
O exemplo deixado pelos heróis da fé nos estimula, hoje, a viver na presença de Deus. A definição de fé e a maneira como ela foi vivida por estes heróis do passado nos empurram para o futuro, na certeza que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é o mesmo (Hb 13:8). As vitórias que eles alcançaram, nós também podemos alcançá-las, se dependermos unicamente da fé (1ª Jo 5:4).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: