quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Hebreus 6:9-15 A base espiritual da vida cristã!

Destaco neste artigo a necessidade de uma lealdade total a Cristo, visto que podemos negá-lo como fez Pedro (Mt 26:74,75). Para que isto jamais aconteça, o crente deve estar arraigado na verdadeira doutrina e produzindo o fruto de sua total conversão ao Senhor. Para isto contamos com os exemplos dos homens de Deus do passado, que foram fiéis e, mesmo em meio às lutas e dificuldades, venceram pela fé e paciência (Hb 6:12). O Senhor portanto espera de cada um de nós o mesmo cuidado até o fim, para que possamos ganhar o inteiro galardão.
A vida espiritual necessita de uma base sólida, que é a Palavra de Deus. O crente deve lançar fora toda e qualquer influência do passado sobre sua vida presente em Cristo (Hb 6:1). O autor sagrado, dirigindo-se aos Hebreus, enfatiza a importância da verdadeira doutrina como alicerce espiritual do verdadeiro cristão.
É desejo de Deus que alcancemos a perfeição espiritual concernente  as coisas divinas: "Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição..." (Hb 6:1). Para isso, devemos passar a uma nova fase na vida espiritual, através do crescimento constante (Ef 4:15). O apóstolo Paulo nos ensinou o segredo desse crescimento, quando escreveu aos Filipenses (Fp 3:13,14).
O autor aos Hebreus relata os ensinos que não deveriam mais ocupar o tempo daqueles crentes, visto que já os tinham aprendido no passado (Hb 6:1-3). O crente precisa aprender a renovar sua mente, através da Palavra de Deus (Rm 12:2), meditando nela conforme nos ensina o registro sagrado (Sl 1:2). Este foi o segredo do sucesso de Josué e de outros servos de Deus no passado (Js 1:8).
A mensagem que o Espírito Santo, através do autor passa aos crentes hebreus, é uma séria advertência para nós ainda hoje (Hb 6:4-6). Há muitas idéias acerca deste assunto, mas devemos ficar com o ensino bíblico para que em tempo algum venhamos a cair da graça e negar o Filho de Deus. O apóstolo Pedro também nos adverte sobre tal situação, dizendo que o último estado é pior do que o primeiro (2ª Pe 2:20-22).
A vida cristã se fundamenta em verdades espirituais registradas na Bíblia, a Palavra de Deus. Nela o crente encontra promessas feitas por um Deus imutável, que não pode mentir e que nos assegura sua própria pessoa como juramento. Isto dá ao crente segurança para caminhar e repartir os propósitos divinos com outras pessoas que ainda não os conhecem. Assim o crente vai produzindo fruto e glorificando a Deus em sua vida.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: