sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Hebreus 3:1-4,7,8,12 Cristo, exemplo de fidelidade!

A maneira como a Bíblia apresenta Jesus é gloriosa. Ela compara os líderes do Antigo Testamento e seus trabalhos à obra redentora de Cristo. Moisés nos é apresentado como alguém que edificou sua casa, mas Cristo edificou uma casa espiritual, que é a igreja. Os exemplos do povo de Israel servem de aviso para nós que desejamos um repouso eterno em Cristo Jesus. Para que alcancemos todas as promessas não podemos dar lugar à incredulidade.
Jesus veio a este mundo com uma missão: salvar os pecadores (1ª Tm 1:15) e interceder por nós diante de Deus como um sacerdote fiel (Jo 17:9). Graças à sua fidelidade, fomos alcançados por sua obra redentora no Calvário. Hoje, Jesus está a destra do Pai e intercede por nós, por isso podemos chegar com confiança ao trono da Graça, alí está um sacerdote fiel à sua missão (Hb 4:15).
O escritor aos Hebreus exorta aos cristãos para considerarem Jesus como o fiel sacerdote de nossa confissão: "Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão" (Hb 3:1). O contexto deste versículo fala de fidelidade e nos apresenta Jesus como um fiel sacerdote sempre pronto a interceder por nós (Hb 2:18).
Ao apresentar a fidelidade de Cristo, o autor da epístola aos Hebreus destaca também a fidelidade de Moisés: "Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa" (Hb 3:2). Moisés recebeu testemunho do próprio Deus por sua fidelidade (Nm 12:7) e tem sido um exemplo para nós até hoje. Devemos portanto imitá-lo para também recebermos a aprovação da Senhor (Mt 25:21).
Por sua fidelidade Jesus nos salvou e nos tornou casa espiritual: "Mas Cristo, como Filho sobre a sua própria casa, a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até o fim" (Hb 3:6). O apóstolo Pedro dá testemunho desta grande obra espiritual de Deus em nós, por Cristo, afirmando que somos casa espiritual para oferecer sacrifícios agradáveis a Deus (1ª Pe 2:5).
Em todo tempo Jesus é nosso modelo de fidelidade. Ainda que sejamos infiéis Ele permanece fiel (2ª Tm 2:13). A fidelidade de Cristo deve nos estimular a viver intensamente a vida espiritual, crendo que aquele que prometeu é poderoso para cumprir (Rm 4:21). O exemplo de Israel nos mostra claramente que a incredulidade é uma grande pedra de tropeço na vida do povo de Deus. O salmista disse: "O Senhor busca os fiéis da terra" (Sl 101:6).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: