quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hebreus 2:9-15 A superioridade de Jesus!

Hebreus é uma carta de advertência. Somos advertidos a não negligenciarmos uma tão grande salvação e o escritor destaca que os antigos, por não obedecerem à Palavra de Deus, sofreram o justo castigo. Entretanto é maravilhoso saber que o nosso Jesus é superior a todas as situações espirituais que possam surgir em nossa vida. Seu último inimigo, que é a morte, já está derrotado.
O Espírito Santo usando o escritor aos Hebreus nos adverte acerca da importância da salvação, dizendo: "Portanto convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas" (Hb 2:1). Vivemos constatemente o perigo de nos desviarmos do caminho da salvação, se atentarmos com diligência para os ensinos acerca deste tão grandioso assunto.
Desde o Éden a desobediência foi punida, trazendo consequências terríveis para o ser humano (Gn 3:24). Já nos dias de Noé, o dilúvio veio como resultado da grandiosidade do pecado (Gn 6:13). E, assim, desde o início o homem vem sofrendo por sua desobediência à voz de Deus (Ez 18:20). Isto confirma a palavra dada aos Hebreus que diz: "...toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição" (Hb 2:2).
Só há um meio de escape preparado por Deus para o mundo transgressor: a salvação em Jesus (1ª Tm 2:5). Na carta aos Hebreus esta salvação assume uma proporção grandiosa, pois é chamada de "tão grande salvação" (Hb 2:3). Este fato é destacado por ser anunciado pelo próprio Senhor (Mc 1:14,15). Jesus mesmo disse: "Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento" (Mt 9:13).
A salvação sempre foi acompanhada de milagres, pois o primeiro grande milagre acontece no momento da salvação, o novo nascimento (Jo 3:3). O ministério de Jesus foi cheio de milagres (Mt 8:16) e Ele mesmo disse: "E estes sinais seguirão aos que crerem..." (Mc 16:17). Portanto, o escritor aos Hebreus destaca: "Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas..." (Hb 2:4). Ainda hoje estes sinais e milagres podem acontecer em nosso meio, é necessário crer no Senhor Jesus e usar o poder de sua Palavra.
A maneira gloriosa como Cristo humanizou-se e se entregou por nós, nos estimula a perseverar nesta tão grande salvação que Ele conquistou com o sacrifício do calvário. Alí, a morte e o diabo foram vencidos para glória de Deus. Entretanto, a fragilidade humana tem levado até mesmo servos de Deus a tropeçarem e caírem diante de tão grande graça. Mas firmados na fé e confiados na Palavra de que Jesus tornou-se nosso sumo sacerdote, podemos ir até Ele na confiança de que seremos ajudados.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: