terça-feira, 23 de novembro de 2010

Hebreus 13:1-8 Renovando compromissos cristãos!

O último capítulo de Hebreus focaliza a importância do amor no relacionamento do cristão. A carreira cristã só poderá ser concluída se, olhando para Jesus, nos envolvermos com os compromissos cristãos, conosco mesmo, com a família e com a sociedade que nos cerca. Os ensinos deste artigo visam fortalecer nossa fé nos princípios estabelecidos por Deus para uma vida cristã comprometida com os propósitos divinos.
A ênfase do autor é para o que podemos fazer pelos necessitados. Haverá sempre alguém que necessite de nosso amor e ajuda. Jesus viu esta necessidade quando exerceu seu ministério terreno (Mc 6:34). O apóstolo João ensina: "Quem pois tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele caridade de Deus?" (1ª Jo 3:17).
Dentro do ensino apresentado aos crentes hebreus, o autor chama a atenção para o cuidado com nossa conduta pessoal no lar e fora dele (Hb 13:4-6). Os crentes em Cristo procedem de maneira diferente nas questões matrimoniais e pessoais, pois são novas criaturas em Cristo (2ª Co 5:17). O crente tem compromisso consigo mesmo e com Deus diante de todos que o cercam (2ª Co 3:2).
O desejo de Deus é que sejamos fortes na fé e amadurecidos na Palavra. Isto se dá quando o crente assume compromisso com a doutrina (At 2:42). O autor aos Hebreus, pelo Espírito, falou da necessidade do crente comer o verdadeiro alimento espiritual, desprezando, portanto, os "manjares", dos quais nada se aproveita (Hb 13:9).
Através do autor sagrado, o Espírito Santo advertiu aos crentes hebreus sobre a necessidade de obedecer aos líderes espirituais (Hb 13:17). Não devemos respeitar apenas os heróis do passado, mas também reconhecermos os líderes do presente (1ª Ts 5:12). A autoridade dos líderes não pode ser desprezada, pois eles têm uma missão a cumprir, por isso devemos orar por eles (2ª Ts 3:1).
O último capítulo de Hebreus nos exorta acerca dos deveres do crente, e isso envolve toda sua vida espiritual no lar, na sociedade e na igreja. O cristão deve se revestir de sua verdadeira identidade através do amor, da beneficência e da graça de Cristo em sua vida. Diante dos líderes espirituais, colocados por Deus, o crente pratica a obediência, que é o resultado de seu amor pela Obra e por Jesus.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: