quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hebreus 1:1-8 A excelência de Cristo!

A epístola aos Hebreus nos apresenta Jesus superior a todas as coisas. A palavra chave é "melhor", isto porque em Cristo temos todas as coisas melhores e superiores que no Antigo Testamento, com suas leis e ordenanças. A grandeza do Filho de Deus nos é apresentada logo do início da epistola, revelando sua superioridade a todas as coisas que foram criadas.
Como nos Evangelhos, Hebreus também revela o Filho de Deus, seu caráter e sua natureza divina, pois Ele é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1:14). Como no evangelho de João, Hebreus apresenta Jesus como o criador de todas as coisas (Jo 1:3; Hb 1:2), sustentando-as com a palavra do seu poder (Hb 1:3).
A epístola aos Hebreus nos apresenta uma revelação gradativa de Deus: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho" (Hb 1:1). Passo a passo Deus foi se revelando até que chegou a nós, através de Jesus. O Filho tornou-se a plena revelação da vontade do Pai, falando aos homens acerca de seu grandioso plano da salvação (Jo 5:20).
A revelação dada aos Hebreus apresenta um Jesus herdeiro de todas as coisas (Hb 1:2). Herdou na qualidade de Filho e nos tornou nEle participantes de sua herança: "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo..." (Rm 8:17). Isto mostra que somos agora participantes de todas as bençãos espirituais em Cristo (Ef 1:3).
Jesus não é apenas o Criador de todas as coisas (Jo 1:3), mas também o sustentador: "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas, pela palavra do seu poder..." (Hb 1:3). Estas expressões demonstram a grandeza do Filho de Deus e seu grande poder, não apenas sobre a criação, mas sobre todo propósito divino (Ef 1:10).
As declarações bíblicas acerca de Jesus nos animam a crer mais nele como Senhor e Salvador e confiar em seu grande poder sobre todas as coisas, principalmente sobre nossos inimigos, pois Ele é o mesmo para sempre.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: