quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Hebreus 7:12-17 O Sacerdócio Eterno de Cristo!

As notas de Hebreus sobre Melquisedeque descobrem um homem até certo ponto ignorado. Ele apareceu para Abraão após a peleja que libertou Ló (Gn 14:18). Citado nos Salmos (Sl 110:4), ele reaparece em Hebreus para ilustrar o verdadeiro sacerdócio de Cristo. Assim como Abraão foi abençoado por Melquisedeque, somos também abençoados em Cristo, nosso perfeito e eterno sacerdote.
Certamente para um hebreu compreender a figura de Melquisedeque lhe era difícil. Isto entende-se pela dificuldade que tinha de digerir algo sólido (Hb 5:13). Por isso o autor sagrado coloca de maneira gloriosa a figura de Melquisedeque como um tipo de Cristo, o melhor e mais perfeito sacerdote.
Hebreus apresenta Melquisedeque saindo ao encontro de Abraão e o abençoando (Hb 7:1). Abraão era já nesta época, pela fé, o pai de Israel (Gn 13:15). Mas vindo de uma batalha, encontrou-se com um sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14:18). A benção de Melquisedeque representa a benção do próprio Deus, visto que ele era um homem de Deus. Hoje somos abençoados pela Palavra e por Jesus, nosso fiel e sumo sacerdote (Ef 1:3).
Melquisedeque aparece aqui como um tipo de Cristo por seus ofícios: "...rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é o rei de paz" (Hb 7:2). O escritor aos Hebreus descreve isto esperando que os crentes vejam em Cristo um rei de justiça e paz (Is 32:17). Isto fala também de suas manifestações: a primeira, Ele veio para cumprir a justiça de Deus (Mt 3:15); a segunda, Ele veio trazendo a paz a este mundo (Is 9:6,7).
A descrição do autor divino apresenta Melquisedeque desprovido de qualquer descendência sacerdotal, ele recebeu sua autoridade do próprio Deus: "Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre" (Hb 7:3). Isto nos dá a garantia de um sacerdócio e salvação eternos.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: