terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hebreus 8:1-7 Jesus, nossa melhor Aliança!

O antigo sacerdócio precisava sofrer séria mudança e Deus, através de Moisés, já havia predito (Dt 18:15). A Lei, que era provisória, apenas preparava o caminho para a instituição do novo sacerdócio de Cristo. Isto traria a todo o povo uma melhor aliança da parte de Deus (2ª Co 5:19). Tudo aconteceu na plenitude dos tempos, quando Deus enviou seu Filho nascido de mulher, nascido sob a Lei (Gl 4:4), para fazer conosco uma melhor aliança (At 20:28).
A aliança do Sinai, confirmada pelo povo (Ex 24:7,8), não pôde efetivar o propósito divino por causa da fraqueza do povo de Deus. A primeira aliança era uma medida temporária, com alvos limitados (Gl 3:24). O propósito divino era de estabelecer com seu povo uma melhor aliança (Ez 36:26,27). Para nós, a igreja, esta nova aliança é confirmada pela presença do Espírito Santo em nós (Jo 16:13,14).
A Lei impunha um padrão e condições acima da capacidade de obediência dos homens: "Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo" (Hb 8:7). Na verdade este primeiro pacto não oferecia medidas espirituais para que fosse cumprido. Foi através de Cristo que uma nova aliança foi realizada, estabelecendo-se a Igreja (Mt 26:28).
O autor aos Hebreus cita o pacto que foi profetizado por Jeremias (Jr 31:31-34) e salienta a importância dele para Israel: "Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto" (Hb 8:8). A promessa divina diz respeito ao futuro espiritual da nação, restaurando-lhe uma perfeita comunhão com Deus (Rm 11:26,27).
O propósito divino é que o homem seja transformado à semelhança do Filho de Deus (1ª Jo 3:2). Israel não alcançou tal mudança por desprezar Jesus (Jo 1:11). Mas a promessa divina está de pé: "Porque este é o concerto que depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei, e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo" (Hb 8:10). Certamente a fidelidade de Deus fará isto (Dn 7:9).
O velho concerto dependia da fidelidade do homem, o novo baseia-se na fidelidade de Cristo. Enquanto no velho pacto havia necessidade de muitos mediadores, no novo Jesus tornou-se nosso melhor mediador diante de Deus. Conhecedores destas verdades espirituais, devemos viver intensamente a vida cristã, pois Jesus é a garantia de uma melhor salvação.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: