terça-feira, 18 de maio de 2010

Barnabé, um amigo.

          Barnabé significa "filho da consolação". Ele surgiu no cenário do Novo Testamento como um exemplo digno de ser seguido por todos os crentes hoje. Homem simples, desprendido, deu provas de sua conversão quando vendeu sua herança para colocá-la aos pés dos apóstolos. Mais tarde conduziu Saulo aos apóstolos e o apresentou à igreja. Natural de Chipre, Barnabé permaneceu em Jerusalém envolvido na Obra de Deus, sendo mais tarde chamado pelo Espírito Santo para a Obra Missionária. Que o Senhor levante muitos "Barnabés" hoje, nestes dias finais da igreja na terra.
          O livro de Atos diz que no princípio da igreja não havia necessitado algum, pois os que tinham alguma coisa vendiam e depositavam a quantia aos pés dos apóstolos (At 4:34). Barnabé, como um homem convertido, não ficou de fora desta maneira de cooperar com a obra de Deus (At 4:37). Ainda hoje Deus usa os recursos que deu ao seu povo para beneficiar sua Obra na terra.
          Não se sabe na verdade como Barnabé chegou a Jerusalém. Entendem alguns comentaristas que ele foi para as festas judáicas, pois era levita, e por alí ficou, atraído pela Igreja de Cristo. Logo foi chamado pelos apóstolos de Barnabé certamente por sua maneira sincera e desprendida para ajudar (At 4:36). Segundo o dicionário, herdade significa: "uma grande propriedade rural, composta em geral de terras de semeadura e casas de habitação". Foi algo assim que Barnabé vendeu para ajudar a Obra de Deus naqueles dias. Uma lição de desprendimento das coisas materiais. O mesmo Espírito que testificou a Barnabé, falou a Paulo e ele escreveu a Timóteo dizendo: "Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele" (1ª Tm 6:7).
          A fidelidade de Barnabé é inquestionável, pois a própria Bíblia diz: "Possuíndo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos" (At 4:37). Note a expressão "trouxe o preço", Barnabé não agiu como Ananias e Safira que trouxeram apenas "uma parte" (At 5:1,2), ele trouxe tudo. Nossa fidelidade é medida diante de Deus de acordo com a entrega que fazemos.
          A partir do encontro com Saulo (Paulo), Barnabé se uniu a ele e tornaram-se grandes amigos: "Então Barnabé tomou-o consigo..." (At 9:27). Isto era tudo o que Saulo precisava naquele momento de sua vida espiritual. Como é confortante saber que quando chegamos à Casa de Deus somos bem recebidos, que haverá sempre alguém para nos acompanhar e nos ajudar. Barnabé influenciou a vida ministerial de Paulo através da união cristã (Sl 133).
          Antioquia tornou-se o centro do cristianismo gentílico e, diante disso, o Concílio de Jerusalém resolveu, com a direção do Espírito Santo, aconselhar àqueles novos crentes a continuarem a desfrutar da Graça de Deus (At 15:28). E para consolidar esta palavra lá estava o incansável Barnabá: "E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando com muitos outros, a Palavra do Senhor" (At 15:35). Como é maravilhoso ter em pontos estratégicos da Obra homens de grande dedicação espiritual.
          As qualidades de Barnabé espalhadas no livro de Atos são louvadas por muitos até hoje. Barnabé destacou-se essencialmente como um homem de exortação e reconciliação, qualidades que jamais podm ser desprezadas. A lição de generosidade nos deixada por ele, ainda fala aos corações duros e fechados para contribuir para a Obra de Deus. Barnabé se foi, mas deixou-nos um exemplo a ser seguido.
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: