quinta-feira, 13 de maio de 2010

João, o apóstolo do amor

          Se quisermos aprender a essência da teologia, teremos que ler as cartas de Paulo. Se quisermos saber ética cristã precisaremos estudar o livro de Tiago, mas se quisermos aprender tudo sobre o amor, que é o âmago do cristianismo, temos que ler as Epístolas de João. Três dos doze apóstolos formaram o círculo íntimo de Jesus: Tiago, Pedro e João. Destes três ainda houve um que se aproximou mais do Senhor: João, o discípulo amado. Dessa comunhão íntima, dessa grande amizade, desse relacionamento de coração para coração, resultou uma belíssima vivência, um espírito sensível, um apóstolo do amor.
          Devido ao temperamento forte de João, Jesus o chamou de Boanerges, que significa: filho do trovão (Mc 3:17). Às vezes pensamos que Jesus salva somente as pessoas de temperamento manso. Nos enganamos, pois para se conquistar o Reino de Deus é preciso empregar força (Mt 11:12). Jesus sabe trabalhar e moldar qualquer tipo de temperamento (Jr 18:6). Jesus caminhava com seus discípulos pela Galiléia (Mc 9:30), quando João lhe disse: "Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue" (Mc 9:38). Era a manifestação do entusiasmo exagerado de João que o levava a ser sectário, a ponto de proibir tal ação. Esqueceu-se porém que Deus não é limitado e que o Espírito Santo é soberano para usar àqueles que em nome de Jesus repreendem Satanás (Mc 16:17).
          O apóstolo João revelou suas características andando com Jesus. Numa aldeia de samaritanos, João disse: "Senhor queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?" (Lc 9:54). Ele disse isso porque os samaritanos não os receberam (Lc 9:53). Seu temperamento impulsivo o fez dizer tais palavras, que logo foram repreendidas por Jesus: "Vós não sabeis de que espírito sois" (Lc 9:55). A cada ação de João, Jesus tinha a oportunidade de trabalhar seu caráter e sua personalidade. Somente o Espírito Santo pode dominar nosso "eu", de forma a nos moldar para seu serviço.
          Jesus ensinou lições preciosas a cada discípulo, mas foi  João que se destacou no amor. O evangelho de João está repleto de fatos que demonstram o grande amor de Deus (Jo 3:16 ; 15:9 ; 17:26). João ouviu bem quando Jesus disse: "...e aprendei de mim..." (Mt 11:29), a partir daí ele se aproximou do Senhor para receber do seu amor e transmití-lo às gerações futuras (1ª Jo 3:16). João foi o discípulo de Jesus que teve a experiência de ir ao céu (Ap 4:1). Quando desterrado em Patmos, João teve a visão do Senhor (Ap 1:13-17). O Jesus que o amou e ensinou a amar, lhe disse: "Não temas; Eu sou o primeiro e o último" (Ap 1:17). Em seguida lhe revelou os mistérios de Deus através de um arrebatamento de espírito (Ap 4:2). Somente através do amor chegaremos às mansões celestiais. É necessário amar a Deus, ao próximo e aos nossos inimigos.
          Todo o ensino de João versou sobre o amor, o caminho mais excelente (1ª Co 12:31). Ele destacou o amor como o caminho para se conhecer a Deus (1ª Jo 4:8), e demonstrá-lo aos irmãos: "Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros" (1ª Jo 4:11). João diz que a razão de nosso amor a Deus é porque Ele nos amou primeiro (1ª Jo 4:19). O ensino do apóstolo do amor permanece como um farol iluminando nossos corações.
          Em Cristo,

                           Tarcísio Costa de Lima 

3 comentários:

Anônimo disse...

Deus te abencoe !

Anônimo disse...

DEUS TE PROTEIJA!
COMTINUI TE ABENCOANDO...
PREGAR AS PALAVAS DE DEUS E BOM.
MEHLOR AINDA E PRATICAR.
NUCA E TARDE PRA SE APRENDER.

JESUS AMIGO DE TODOS?

Anônimo disse...

muito bom seus comentario.
comtinui escrevendo,tudo q vir de deus faz bem não só pra vc quanto pra quem ler....
DEUS COMTINUI LHE DADO ESSE DOM.