quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pedro e a mudança de caráter

          Pedro tem sido um dos mais falados discípulos de Jesus por causa de suas muitas experiências ao lado do Mestre amado. Seu encontro com Cristo deu-se através de seu irmão André, que achando-o, levou-o a Jesus. A partir daí, Pedro, com seu caráter forte, imprimiu sua marca entre os demais apóstolos de Cristo. Estudar um pouco de sua vida nos influencia a viver os ensinos exarados em suas duas epístolas universais.
          Através de João Batista, André ouviu falar de Jesus e resolveu seguí-lo (Jo 1:40). O encontro com Cristo trouxe-lhe tanta alegria que ele ao encontrar-se com Pedro falou-lhe de forma gloriosa: "Achamos o Messias" (Jo 1:41). André não se calou diante de sua descoberta, mas comunicou a Pedro seu encontro pessoal com o Cristo. Todos nós, como André, devemos falar de Jesus, pois só Ele pode nos transformar (At 4:20).
          Ao encontrar-se com Jesus, Pedro recebeu muito do Senhor. Seu nome "Simão", que revela sua natureza impulsiva, foi trocado por Pedro: "Tu és Simão filho de Jonas, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)" (Jo 1:42). Este novo nome prometia uma mudança de caráter, uma firme estabilidade, como uma pedra. A mudança de nome na Bíblia sempre está relacionada à transformação da natureza humana (Ap 2:17). Após o precioso encontro com Cristo, Pedro tornou-se seu discípulo, certamente acolhendo Jesus em sua casa (Lc 4:38). A experiência de Pedro com Jesus foi maravilhosa, pois viu a cura de sua sogra e de tantos outros enfermos, através das mãos do Senhor (Lc 4:39,40). A partir daí ele não tem mais dúvidas, está diante do Filho de Deus (Jo 6:69).
          É diante de Jesus e reconhecendo nosso estado que somos alcançados por sua graça, e isto aconteceu com Pedro. Naquele momento de espanto e temor, Jesus disse: "Não temas; de agora em diante serás pescador de homens" (Lc 5:10b). A mesma chamada aconteceu com Isaías (Is 6:5-8) e com Saulo, a caminho de Damasco (At 9:6). Se nos colocarmos diante do Senhor com temor (Sl 2:11), certamente receberemos dEle uma chamada especial para sua Obra (Lc 10:2).
          Após tantas experiências ao lado de Jesus, vendo-o crucificado e posteriormente ressuscitado, Pedro resolveu voltar a sua antiga profissão (Jo 21:3). Quando Deus tem uma obra conosco, o que fizermos fora de sua vontade será em vão, assim aconteceu com Pedro (Jo 21:3), com Jonas (Jn 1:7) e ainda acontece com todos que saem fora da vontade do Senhor (At 16:6,7). Pedro encontrou-se com Jesus de maneira inoportuna: "E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar (Jo 21:7). Para um discípulo, separado para o apostolado, não era nada aceitável sua conduta. Pedro precisava de uma renovação espiritual, pois dias antes havia negado ao Senhor (Jo 18:17) e agora, abatido e triste, encontra-se com Jesus. O Senhor não lança em rosto sua negação, mas desafiá-o a amá-lo até o fim (Jo 21:18).
          Após o Pentecostes Pedro levanta-se como um verdadeiro líder (At 2:14). Ele não era mais o mesmo, pois fora transformado pelo poder do Espírito Santo (At 2:4). Diante do Sinédrio Pedro faz uma exposição: "Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido" (At 4:20). A partir daí, Pedro torna-se grandemente usado pelo Senhor (At 5:15). Este mesmo poder transforma ainda hoje àqueles que o buscam em um verdadeiro e poderoso servo de Deus.
          Em Cristo,

                          Tarcisio Costa de Lima

Nenhum comentário: