quinta-feira, 27 de maio de 2010

Timóteo, o jovem obreiro

          O nome Timóteo significa "honrando a Deus". Seu pai era gentio, mas sua mãe e sua avó judias, sempre o instruíram nas Escrituras (2ª Tm 1:5). Converteu-se ao cristianismo ainda bem jovem (At 16:1,2). A partir do seu encontro com o apóstolo Paulo, Timóteo foi comissionado para a Obra do Senhor, sendo companheiro fiel e leal. Ajudou Paulo na fundação das igrejas de Filipos e Tessalônica (At 17:14). Por causa do seu trabalho na Obra, o apóstolo Paulo lhe escreveu duas cartas, sendo a segunda, sua última carta (2ª Tm 4:7-9).
          Por causa do testemunho que deram os crentes acerca do jovem Timóteo, o apóstlo Paulo descobriu nele um vocacionado para a Obra de Deus (At 16:2). Timóteo foi encontrado por Paulo em Listra. Paulo, era um homem de visão espiritual e logo observou a disposição de Timóteo para realizar a Obra Missionária. Ainda hoje há lugar para todos os que desejam trabalhar na vinha do Senhor (Mt 20:6,7). Em sua carta a Timóteo, Paulo falou de sua família, destacando a fé que havia em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice (2ª Tm 1:5). Em Atos, Lucas destacou que Eunice era crente (At 16:1), apesar do pai de Timóteo ser grego (Gentio). É muito importante a influência da família cristã na vida dos nossos jovens hoje. Timóteo foi ricamente abençoado pelo exemplo de sua família.
          Entre as muitas qualidades de Timóteo, ele tinha também bom testemunho perante a igreja: "Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e Icônio" (At 16:2). Para o serviço divino é essencial o testemunho, principalmente dos que estão de fora (1ª Tm 3:7). Por causa do seu testemunho cristão, Timóteo foi louvado pelas igrejas de Listra e Icônio (Mt 5:16). Diante de tanta recomendação é natural que Paulo convidasse Timóteo para a obra missionária: "Paulo quis que fosse com ele..." (At 16:3). A chamada divina se dá por Deus e através de seus servos. É importante que quem receber o chamado, se prepare, principalmente na Palavra e na oração, elementos essenciais para um missionário.
          Quando Paulo escreveu sua primeira carta a Timóteo, lembrou-o acerca do ministério que recebeu profeticamente: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia..." (1ª Tm 4:14). Certamente o Senhor já havia falado a Timóteo sobre sua chamada missionária e o ministério que ele desempenharia na igreja. É maravilhoso quando temos a confirmação do Senhor para o ministério (2ª Co 1:21,22).
          É muito importante que a igreja busque obreiros jovens que certamente serão uma benção na Obra do Mestre. Estes obreiros deverão acompanhar os obreiros mais experimentados, a fim de adquirirem a experiência necessária. Os vocacionados devem também se preparar, a fim  de se apresentarem aptos (2ª Tm 2:15). Por fim, é necessário fidelidade no serviço divino, pois somente os fiéis alcançarão a incorruptível coroa de glória (1ª Pe 5:4).
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: