segunda-feira, 10 de maio de 2010

O verdadeiro avivamento!

         Li e achei bastante interessante, por isso, postei:
 A Bíblia Sagrada é um livro de princípios, e estes devem ser considerados antes de qualquer análise de manifestações, independentemente das pessoas nelas envolvidas. E há vários princípios relacionados com o culto genuinamente pentecostal em 1ª Co 14.
          O propósito principal da manifestação multiforme do Espírito em um culto coletivo é a edificação do povo de Deus (1ª Co 14:4,5,12). Risos intermináveis e supostas quedas de poder edificam em quê? A faculdade do intelecto não pode ser desprezada no culto em que o Espírito Santo age (1ª Co 14:15,20). Ninguém genuinamente usado pelo Espírito deixa de raciocinar normalmente, em um culto coletivo a Deus. Isso, claro, segundo a Palavra do Senhor.
          Um culto a Deus não deve levar os incrédulos a pensarem que os crentes estão loucos (1ª Co 14:23). O que pensam os não-crentes que assistem a "cultos" disponíveis no YouTube, nos quais vemos pessoas caindo no chão, rindo sem parar, rosnando e rolando umas sobre as outras?
          O culto coletivo deve ter ordem e descência; tudo deve ocorrer a seu tempo: louvor, exposição da Palavra, manifestações do Espírito (1ª Co 14:26-28,40). Um culto que não tem ordem nem descência é dirigido pelo Espírito? Num culto genuinamente pentecostal deve haver julgamento, discernimento, a fim de se evitar falsificações (1ª Co 14:29). Leia também 1ª Co 2:15 e 1ª Jo 4:1.
          Haja vista o espírito do profeta estar sujeito ao próprio profeta, é inadmissível que aconteçam manifestações consideradas do Espírito Santo em que pessoas fiquem fora de si (1ª Co 14:32). O Deus que se manifesta no culto coletivo não é Deus de confusão, senão de paz (1ª Co 14:33). Quando um show-man derruba pessoas carentes de uma benção ou os seus supostos opositores com golpes de seu "paletó mágico", além da confusão que se instala no "culto", tal atitude não é nada pacificadora. E quem recebe a glória, indutivamente, é o próprio show-man.
          Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, deve reconhecer os mandamentos do Senhor (1ª Co 14:37). O leitor está disposto a submeter-se aos mandamentos do Senhor? Ou é daqueles que, irresponsavelmente, dizem: "Não podemos limitar Deus. Ele sempre faz coisas novas". Mas, então, para que serve a Bíblia, para nada? Não é ela a nossa fonte máxima de autoridade? Perderam as Escrituras a primazia? Não são mais a nossa regra de fé, de prática e de vida? Galatas 1:8 perdeu a validade?
          Diante desses princípios, não há como considerar o "cair no Espírito" e a "unção do riso" como manifestações genuinamente do Espírito Santo!
          Não nos enganemos. O verdadeiro avivamento só ocorre quando há submissão à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra.
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: