sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nicodemos, o discípulo oculto

          O encontro de Jesus com Nicodemos nos ensina sobre a importância do novo nascimento como doutrina básica do cristianismo, sem nascer de novo ninguém pode entrar no reino de Deus. Este encontro é notável pelo fato de Nicodemos, mestre de Israel, tipificar o povo judeu envolvido pela ignorância espiritual e incapaz de entender a mensagem de vida eterna trazida por Jesus.
          O evangelho de João registra de forma singular o encontro do fariseu Nicodemos com Jesus, enfatizando sua necessidade espiritual (Jo 3:2). Nicodemos, mesmo sendo um discípulo oculto, revelou-se no momento de humilhação do Mestre, quando até os doze discípulos procuravam esconder-se, arriscando a própria vida naquele último serviço de amor (Jo 19:39). Os fariseus eram a seita religiosa mais numerosa, poderosa e influente dos dias de Jesus. Eles defendiam a rígida observância da letra e das formas da Lei, como também das tradições. Em geral eram conhecidos por sua cobiça e justiça própria (Mt 23:13). Nicodemos se destacava entre os demais por seu grande interesse em conhecer o Mestre vindo de Deus (Jo 3:2). Ele desejava convencer-se acerca do que ouvia falar de Jesus.
          A Bíblia destaca Nicodemos como um príncipe dos judeus (Jo 3:1). Ele era do partido mais ortodoxo dos judeus - os fariseus. Era membro do Sinédrio, o supremo conselho composto de setenta membros mais o sumo sacerdote. Não obstante tudo isto, Nicodemos estava preocupado com sua situação espiritual, por isso foi ter com Jesus (Jo 3:2). Mais tarde, Nicodemos saiu da sombra e defendeu Jesus diante deste Conselho (Jo 7:50-52).
          Jesus encerra seu discurso para Nicodemos dizendo: "Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus (Jo 3:21). Nicodemos deu prova de que entendeu os ensinos de Jesus, pois após este encontro manifestou-se publicamente em defesa daquele que o ensinou o segredo para ser uma nova criatura (2ª Co 5:17).
          A morte de Jesus trouxe grande abatimento sobre os discípulos (Jo 16:20). Neste momento surgiram dois discípulos ocultos (Jo 19:38,39) que tomaram o corpo de Jesus, prepararam-o e em seguida o sepultaram. Nicodemos era um deles, levando uma grande quantidade de mirra e aloés para perfumar o corpo de Jesus. Nicodemos foi usado por Deus para que se cumprisse as Escrituras acerca de Jesus em Isaías 53:9. Deus tem sempre alguém para usar e cumprir seus propósitos em nossa vida.
          Nicodemos nos deixa um grande exemplo de que nossos conhecimentos acerca de Deus não representam nada quando nos encontramos com Jesus. Somente Cristo tem as palavras de vida eterna de que tanto precisamos para mudar nossa natureza má e perversa. Nicodemos teve esta grande oportunidade, ir encontrar-se com Jesus, o Filho de Deus, e ouvir dos seus lábios verdades espirituais jamais conhecidas pela religião. Nascer de novo foi e continua sendo a ordem imperativa do Senhor para todos que desejam entrar no reino de Deus (Jo 3:5).
          Em Cristo,

                           Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: