terça-feira, 11 de maio de 2010

Simeão, homem temente a Deus

          Simeão tem sido até hoje um exemplo de homem de esperança. Israel já não esperava mais seu Messias prometido, certamente abatido pelas centenas de anos, pelas lutas e pelo silêncio da voz profética. Mas a Simeão foi revelado pelo Espírito que não morreria sem que seus olhos vissem a Redenção de Israel. Diante desta realidade espiritual, Simeão nunca se afastou do templo onde certamente se concretizaria a promessa divina.
          Ao lermos a Bíblia encontramos alguns personagens que foram declarados justos diante de Deus (Ez 14:14). Dentre tantos, encontramos Simeão: "...e este homem era justo..." (Lc 2:25). Por sua vida de santidade e consagração, Deus o via justo diante de si. O apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses: "Seja a vossa justiça notória a todos os homens. Perto está o Senhor" (Fp 4:5). Que na sua vinda o Senhor nos encontre justos diante Dele (Rm 5:1).
          A Bíblia declara: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria..." (Pv 9:10). Simeão destacou-se por seu temor a Deus (Lc 2:25). Em sua simplicidade, Simeão era mais sábio que os eruditos de Israel, pois seu temor o fez esperar a cada dia no templo, lugar onde Jesus seria trazido para proceder conforme o uso da lei (Lc 2:23,24). A declaração bíblica a cerca de Simeão é enfática: "...e o Espírito Santo estava sobre ele" (Lc 2:25). Isto nos mostra a atuação do Espírito Santo antes do Pentecostes, ele se manifestava a alguns para uma missão especial. Hoje, o Espírito Santo está em nós, conforme a promessa de Jesus em João 14:17. Simeão era um homem com direção divina, não andava sem rumo: "E pelo Espírito foi ao templo" (Lc 2:27). O apóstolo Paulo escreveu: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" (Gl 5:25). Simeão teve esta gloriosa experiência: ser guiado pelo Espírito ao templo. Ainda hoje o Espírito Santo realiza esta tarefa, conduzir ao templo vidas que precisam de um encontro pessoal com Jesus.
          Foi um dia memorável para Simeão, ir ao templo movido pelo Espírito e encontrar-se com José e Maria (Lc 2:27). Estava diante de Simeão aquela que era bendita entre as mulheres (Lc 1:28). Nem por isso Simeão a adorou ou a reverenciou, mas olhou para Jesus, autor e consumador da fé (Hb 12:2). O mais importante não são os pais de Jesus, mas sim Jesus, o Filho de Deus (Jo 2:5). Antes do procedimento da lei (Lv 12:6-8), Simeão teve a honra de tomar Jesus em seus braços (Lc 2:28). Estava alí diante dele a Redenção de Israel, o prometido de Jeová (Is 9:6). Que dia feliz para Simeão, abraçar Jesus, recebê-lo e poder exaltar o precioso nome do Senhor (Sl 99:5). Nada há mais precioso nessa terra do que receber Jesus e sentí-lo junto a nós (Sl 73:28).
          Quem ao encontrar-se com Jesus não louvaria a Deus? Os anjos louvaram (Lc 2:13), os pastores de Belém louvaram (Lc 2:20), e Simeão também louvou ao Senhor: "Ele então o tomou em seus braços e louvou a Deus..." (Lc 2:28). O momento do encontro com Jesus levou Simeão a exaltar ao Senhor pelas profecias cumpridas (Gl 4:4) e a adorar a Deus pelo cumprimento da promessa de que ele viveria até ver o Messias (Lc 2:26).
          As profecias do Antigo Testamento já prediziam os sofrimentos do Messias (Sl 21:1,7,8,11-13,18-20). Diante de Maria, Simeão declarou: "E uma espada traspassará atua própria alma" (Lc 2:35). Ele falava acerca do sofrimento de Jesus no Calvário, quando Maria estaria participando de sua dor (Jo 19:25). Tudo isto se cumpriu para a veracidade das Escrituras (Jo 19:36). Mas , nem a morte e nem o inferno puderam resistir ao Filho de Deus; Jesus saiu triunfante (Ap 1:18). Simeão é o exemplo de uma pessoa humilde que soube esperar nas promessas de Deus. Seja assim!
          Em Cristo,

                          Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: