segunda-feira, 28 de junho de 2010

A parábola dos primeiros assentos

A parábola dos primeiros assentos destaca o valor da humildade. A humildade é uma virtude que revela o verdadeiro caráter dos cristãos piedosos em todas as épocas, tais como Abraão, Moisés, Jó, Gideão, Davi, Daniel e Paulo. Esta virtude, felizmente, está ao alcance de todos os crentes que desejam seguir o exemplo de Jesus (Mt 11:28-30).
O teólogo J. C. Ryle disse "que o homem sábio é aquele que conhece a si mesmo e, possuindo tal conhecimento (2ª Co 13:5), em seu íntimo não encontrará coisa alguma que o torne orgulhoso". 
O crente fiel não se deixa ser tomado pelo orgulho, mas permanece humilde pelo temor de Deus. O verdadeiro crente sabe que Deus não reparte sua glória com ninguém (Is 42:8). Jesus foi o maior Mestre e suas lições sempre tinham a ver com humildade. São Dele as palavras: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..." (Mt 11:29). Cristo não só ensinou sobre a humildade, mas sua vida refletia isso em cada atitude, quando lavou os pés aos discípulos (Jo 13:4,5).
Com a parábola dos primeiros assentos, Jesus aconselha que cultivemos a humildade e a simplicidade, virtudes que, inúmeras vezes, apresentou como características essenciais do verdadeiro cristão (Fp 2:4-11). Tê-las, entretanto, é uma tarefa que demanda muito esforço e renúncia, pois requer a subjulgação da nossa natureza egoísta (Gl 2:20 ; 6:14,17). Vivemos hoje num mundo em que predomina o "egoísmo", ou seja, o amor exagerado a nós próprios, cada qual procurando garantir sua felicidade, sem preocupar-se com os outros (2ª Tm 3:1-5).
Servir constitui um modo de vida, uma atitude e, acima de tudo, um relacionamento de amor com Deus e com o próximo. A disponibilidade em servir está se extinguindo, e uma das razões pode ser o orgulho. Na igreja hoje, a idéia de ajudar o próximo está ficando cada vez mais escassa. Muitos só pensam em si mesmos e acabam se esquecendo de que a disponibilidade é o transbordamento do amor em prol do próximo e o cumprimento das palavras de Jesus Cristo, que disse: "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (At 20:35). Aprendemos com Jesus que há grande privilégio no servir por amor, com dedicação e altruísmo (Fp 2:3-5).
Servir, no sentido cristão é esquecer de si mesmo e devotar-se amorosamente ao auxílio do próximo, sem objetivar qualquer recompensa, nem mesmo o simples reconhecimento daqueles a quem se haja beneficiado (Lc 14:12-14).
Todas as pessoas que desejam ser usadas por Deus devem estar constatemente orando para que pensamentos e sentimentos soberbos não entrem em seus corações. A humildade é uma virtude agradável aos olhos de Deus e um bom início para aqueles que desejam trabalhar na Sua seara (At 20:19).
Em Cristo,
              
                Tarcísio Costa de Lima  

Nenhum comentário: