quarta-feira, 30 de junho de 2010

BATISMO EM ÁGUAS: qual a forma correta?

Existem alguns ensinando que, de acordo com a hermenêutica, apenas um versículo não serve como base para a defesa de uma verdade ou considerá-la uma doutrina bíblica.
Tenho convicção que o autor dessa regra não é um professor de hermenêutica temente a Deus! Afinal, o que a Bíblia diz é essencialmente verdade.
Vou citar um exemplo: o assunto com relação ao Milênio é exposto uma única vez nas Escrituras, mais precisamente em Apocalípse 20, sendo que a expressão "mil anos" ocorre seis vezes, nessa referência. Segundo os teólogos amilenistas e pós-milenaristas, seriam necessários vários textos para que houvesse fundamento para a doutrina do Milênio. Partindo desse presuposto, interpretam os "mil anos" como um período simbólico. Mas o texto é literal e relaciona-se com diversas profecias do Velho Testamento sobre o Reino do Messias.
O Batismo em águas em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo é apresentado uma única vez em Mateus 28:19. E foi o Senhor Jesus quem nos deixou essa fórmula. Porém , os pentecostais da unicidade, que são contrários à doutrina da Trindade, ignoram que a fé precede a razão em assuntos espirituais (1ª Co 2:14,15) e desrespeitam, dessa forma, as Sagradas Escrituras.
Com relação ao Batismo em nome da Trindade, evidencia-se uma ordenança do Senhor Jesus: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19). Em seguida diz o Senhor: "ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!".
Não é a quantidade de passagens bíblicas que determina se uma doutrina é bíblica ou não. Jesus apresentou o modo de batizar uma única vez, porém ordenou o ensino e a guarda deste preceito por todos que recebessem a mensagem do Evangelho, prometendo sua presença até à consumação dos séculos.
Em 1ª Pe 1:25, está escrito: "...a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada".
Em Cristo,

                 Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: