segunda-feira, 5 de julho de 2010

Seitas, caminhos que parecem direitos!

"Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Pv 14:12).
Na vida ninguém se perde intencionalmente, pois todos procuram chegar ao seu destino, porém as influências e circunstâncias desviam alguns do rumo certo. O mesmo se pode dizer em relação à vida espiritual, muitos têm perdido o rumo indo após seitas. Meu objetivo neste artigo é traçar um quadro de cuidados que devemos ter em relação à nossa fé. Para isto estarei extraindo algumas lições do nosso dia-a-dia, destacando a necessidade de se estudar o pensamento das seitas, como identificá-las e como lhe dar com elas.
Jesus em Mateus 13, falou-nos acerca do joio no meio do trigo (Mt 13:25), ensinando-nos acerca da influência que o joio exerce no reino de Deus (Mt 13:29), porém seu fim será no fogo eterno (Mt 13:30). O joio tornou-se nessa grande confusão de seitas que usam a Bíblia para desviar o povo da verdade e o crente desavisado para essa influência maligna (2ªJo 7,10).
No desejo de enganar o homem, Satanás tem estimulado o surgimento de falsos mestres, o que já havia sido predito pelos apóstolos (At 20:29,30 ; 2ª Pe 2:1). Isto ele faz para restringir o crescimento do reino de Deus, ensinando doutrinas erradas para confundir os incautos (2ª Co 11:13). Somente impunhando a armadura de Deus, conseguiremos vencê-los (Ef 6:14-17).
As seitas se destinguem pelas falsas doutrinas, que tão ardorosamente ensinam (Cl 2:8). As falsas doutrinas vão contra as verdades bíblicas (Jd 4) e escarnecem da Palavra de Deus (Jd 17,18), pois são oriundas de supostas revelações das mentes de seus fundadores ou líderes, mas nós temos a mente de Cristo para rejeitá-las (1ª Co 2:15,16).
Por atuarem de forma diabólica, as seitas se utilizam do erro para convencer as pessoas (Ef 4:14). O erro leva os homens a se desviarem da verdade de Deus (Jo 8:32). Desde o Antigo Testamento, o Senhor já era contra os falsos profetas que induziam o povo ao erro (Jr 23:32). Erramos quando desconhecemos as Escrituras e o poder de Deus (Mt 22:29).
O termo seitas é oriundo do grego "Hairesis", cujo significado é: "facção, partido, escolha, seleção, preferência, etc". Do ponto de vista cristão, significa o indivíduo ou grupo afastar-se da Palavra de Deus, adotar e divulgar suas próprias idéias ou de outrem em matéria de religião. Em resumo, é a perversão do Evangelho (Rm 16:17 ; 1ª Co 11:19). Infelizmente, as seitas surgem dentro da própria igreja, por um desvio doutrinário (2ª Pe 2:1).
No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguinte maneira: argumento bíblico, argumento extra-bíblico e argumento anti-bíblico. O argumento bíblico é aquele extraído da Bíblia em uma interpretação correta e lógica. Foi o argumento usado por Jesus, em uma sinagoga de Nazaré, acerca de sua missão (Lc 4:16-22). O argumento extrabíblico é aquele que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos. O argumento anti-bíblico é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades encontradas na Palavra de Deus (2ª Pe 2:1-3).
Em Cristo,

                 Tarcísio Costa de Lima 

Nenhum comentário: