terça-feira, 6 de julho de 2010

As Testemunhas de Jeová!

"E os apóstolos davam com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça". (At 4:33)

A seita "Testemunhas de Jeová" originou-se do seu fundador: Charles Taze Russell, que nasceu em 1852, nos EUA. Russell, filho de pais presbiterianos, foi criado na igreja e pertenceu à igreja Congregacional e depois à Adventista. Em 1874, fundou o movimento russelita.
No ano de 1870, o jovem Charles Taze Russell, com 18 anos de idade, organizou uma classe na cidade de Pitsburgh, Pennsylvania, EUA, com o propósito de estudar a Bíblia, especialmente as profecias. Russell estava convencido de que seu método de interpretação bíblica era correto. Ele desconhecia que a Bíblia não é de particular interpretação (2ª Pe 1:20,21).
Com o passar dos anos aumentaram as "descobertas" de Russell, que começou a ensinar que Cristo não ressuscitara corporalmente, e sim como espírito. Segundo seus cálculos, Cristo regressou ao mundo, espiritualmente, no ano de 1874, e o milênio começou nesta data. A Bíblia não concorda com tais fatos (Lc 24:36-44). Russell começou a proclamar as "boas-novas", explicar seu plano e reunir seus seguidores para participarem do "Reino do Senhor". Com este propósito, foi iniciada em 1879 a publicação do periódico: A Torre de Vigia e o Arauto da Presença de Cristo.
Em 1884 a seita de Russell transformou-se em organização internacional: "A Sociedade de Tratados da Torre de Vigia", também conhecida por : "Sociedade da Torre de Vigia de Sião", e que desde 1931 leva o nome oficial de "Testemunhas de Jeová". As mudanças constantes dos nomes da seita revelam inconstância e falta de firmeza doutrinária.
Russell disse que o tempo dos gentios terminaria em 1914.Isto não se verificou, pois até 1967 uma parte de Jerusalém estava em posse dos gentios (Lc 21:24). Em 1889 escreveu: "Dentro dos próximos vinte e seis anos todos os atuais governos serão derrubados e dissolvidos (aproximadamente em 1915). Disse ainda, no ano de 1914, que as igrejas cristãs seriam destruídas e que a batalha do Armagedon teria lugar em 1915. Nem essas, nem outras falsas profecias aconteceram, prefigurando-o como um falso profeta (Dt 18:21,22).
Em 1918 escreveram: "Podemos esperar confiantemente que 1925 marcará a volta de Abraão, Isaque, Jacó e os profetas fiéis da antiguidade, particularmente aqueles nomeados em Hebreus 11, à condição de perfeição humana". Em 1931 escreveram: "Houve uma medida de desapontamento por parte dos fiéis de Jeová na terra, concernente aos anos de 1914, 1918 e 1925, que durou por um tempo... e aprenderam também deixar de fixar datas". Ao reconhecerem seus erros e continuarem nos mesmos, atestaram sua crença falsa (1ª Jo 4:1).
Elas ensinam que para compreender o sentido correto da Bíblia, a mesma deve ser interpretada segundo os escritos de Russell e de Rutherford. Com respeito aos seus livros: "Estudos das Escrituras", Russell disse: "São praticamente a própria Bíblia" e ainda advertiu para o perigo de ler só a Bíblia sem seus livros. Aquele que o fizesse, embora familiarizado com os estudos das Escrituras, dentro de dois anos, "voltaria à obscuridade". Entretanto, Jesus nos ensina que devemos examinar as Escrituras para a vida eterna (Jo 5:39).
Afirmam as Testemunhas de Jeová que a doutrina da Trindade é uma superstição herdada do paganismo egípcio e babilônico. Entretanto, a doutrina da Trindade está bem clara em toda a Bíblia. Em Gn 1:26, a palavra "Elohim" é traduzida por Deus, um plural, indicando mais de uma pessoa. Em muitos outros textos bíblicos, podemos aprender sobre a Trindade (2ª Co 13:13).
Elas negam que Jesus seja Deus e afirmam que ele é um ser criado como são os anjos e o homem. Argumentam ainda que o arcanjo Miguel é Jesus. Se compararmos o uso da palavra Jeová no Antigo Testamento com o Novo Testamento, veremos que o mesmo nome usado para Jeová é também usado para Jesus (Is 6:1). Em Gn 1:1 e Jo 1:3, encontramos mais provas sobre a divindade de Jesus.
Dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa, e sim somente uma influência, uma força ativa e além disso não pode ser recebido por ninguém fora da associação das Testemunhas de Jeová, ou seja, uma exclusividade deles. A Palavra de Deus ensina que o Espírito Santo é uma pessoa (Jo 16:13,14).
A tradução Novo Mundo (a Bíblia das Testemunhas de Jeová) está adulterada e adequada às suas doutrinas. Veja alguns exemplos: Em Gênesis 1:1, a tradução correta é: "...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas". A Bíblia delas diz: "... e a Força Ativa de Deus...". Em Mateus 28:17, o verbo "adorar" foi adulterado por "prestar homenagem". Em João 1:1, elas traduzem "...e a Palavra era [um] deus...". Usam letra minúscula para diminuir Jesus, colocando-o como um deus qualquer. É lamentável esse erro, pois sobre elas recairão os juízos de Deus (Ap 22:18,19).
Em Cristo,
   
                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: