quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Mormonismo!

Foto do Templo Mórmon em Palmyra, EUA.


"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo". (1ª Jo 4:1)

Embora os mórmons formem um povo aparentemente simpático e tenham um programa de beneficência social igual aos melhores do mundo, o mormonismo é uma das piores seitas falsas de que se tem conhecimento. São verdadeiros lobos vestidos de cordeiros. Os missionários mórmons são bem treinados em seus métodos, por isso tornam-se presa fácil para seus argumentos, os crentes nominais. Entretanto, um crente que realmente tenha nascido de novo não cairá em suas presas doutrinárias, porque sua regra de fé e prática é a Bíblia.
O "profeta" dos mórmons, Joseph Smith Júnior, nasceu em 23 de dezembro de 1805, em Sharon, Estado de Vermont, EUA. Foi criado na pobreza e superstição. Em 1820, aos quinze anos, já residente em Palmyra, Estado de Nova Yorque, participou de um grande movimento evangelístico na região, e ao orar num bosque (segundo ele), perguntando a Deus qual igreja deveria pertencer, apareceram-lhe dois anjos resplandecentes e lhe disseram que todas as igrejas estavam desviadas; e que ele não se unisse a nenhuma. O apóstolo Paulo já havia refutado este tipo de manifestação angelical em Gálatas 1:8,9.
Segundo o relato do próprio Smith, apareceu-lhe o "anjo Moroni" e lhe disse que Mórmon, seu pai, um profeta, havia gravado a história do seu povo em placas de ouro. Quando estavam a ponto de serem exterminados por seus inimigos, essas placas foram enterradas ao pé de um monte, próximo do local onde hoje é Palmyra. Nessa visão, Moroni teria indicado a Joseph Smith o lugar onde as placas foram escondidas e lhe emprestou umas pedras especiais, um certo tipo de lentes chamadas "Urim e Tumim", com as quais Joseph Smith poderia decifrar e traduzir as palavras dessas placas.
Joseph Smith encontrou quem o aceitasse como profeta e fundou uma igreja com seis membros. Esta, no conceito dele, era a única igreja verdadeira. Os crentes deviam edificar uma teocracia, isto é, teriam seu próprio governo civil sob sua direção. Smith, o profeta, seria o presidente e teria a ajuda de doze apóstolos. Os que não recebiam a mensagem eram chamados de "gentios". O crente, entretanto, aprendeu com a Bíblia a discernir a verdadeira igreja (At 2:42-47).
Devido a doutrina da poligamia, Smith e seus seguidores sofreram várias perseguições até encontrarem acolhida em Illinóis, onde levantaram a cidade de Nauvoo. Aí, acusado de grosseira imoralidade e falsificação, Smith foi preso, e um grupo enfurecido invadiu a cadeia e matou, a tiros, Smith e seu irmão Hyrum. Ele estava cego pelo deus deste século (2ª Co 4:4).
Vale destacar que o mormonismo não é um grupo doutrinário que esteja dentro do corpo cristão. Esta seita prega um deus diferente, um Jesus diferente, um céu e inferno diferentes. Ela ataca a integridade da Bíblia e proclama um outro evangelho. Segundo o apóstolo Paulo isto é doutrina de demônios (1ª Tm 4:1).
O mormonismoensina que Jesus expiou somente o pecado de seu Pai, Deus-Adão. Isto tornou possível a libertação da humanidade dos efeitos da queda, sem contudo remir o homem dos pecados individuais. A Bíblia ensina que Jesus Cristo levou os nossos pecados e não somente os de Adão (1ª Jo 2:2 ; 3:5 ; 4:10).
Os mómons ensinam que aqueles que morrem sem terem sido batizados na igreja deles teram oportunidade de ouvir a pregação da verdade no mundo dos espíritos. Muitos crerão, mas não terão alí a oportunidade de se batizar para serem salvos. Portanto, os fiéis, que ainda vivem, devem batizar-se em lugar de cada defunto, cuja conversão desejam. Para essa doutrina, citam 1ª Pe 3:18-20 e 1ª Co 15:29. As Escrituras ensinam que hoje é o dia da salvação e que não há outra oportunidade depois da morte (2ª Co 6:2 ; Hb 9:27).
Os mórmons ensinam que o sacerdócio da igreja deles é o governo de Deus na terra, e os que rejeitarem serão condenados. A Bíblia ensina que a salvação depende da fé em Cristo, e não de ser membro de uma igreja (At 16:31 ; Ef 2:8). Os crentes têm Jesus como Senhor de suas vidas (1ª Co 8:6).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: