sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Ciência Cristã!

"Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência". (1ª Tm 6:20)

Quanto mais estudarmos a origem da religião chamada Ciência Cristã, mais perceberemos que é um sistema de escapismo. Nega a existência da matéria, do sofrimento, da enfermidade, do pecado e de todo o mal. Diz que estas são apenas idéias errôneas, pois na realidade tudo é bom, tudo é perfeito.
A Ciência Cristã é uma mistura de filosofia, sistema de cura e religião. Na realidade, não tem nada de ciência, nem de cristã. Foi fundada por Mary Baker Eddy, nascida em 15 de junho de 1821, em Bow, Estado de New Hampshire, EUA. A Srª. Eddy quando jovem pertenceu à igreja Congregacional de Tilton, mas na realidade não passou pela experiência da conversão, pois ela jamais nasceu de novo (Jo 3:3-5).
Apesar de Mary Baker Eddy ter sido membro da igreja Congregacional, foi influenciada por um "curandeiro" popular chamado Fineas Quimby, que anunciava um novo método de curar os enfermos, não pela medicina, mas ensinando aos enfermos a natureza de seu mal, dizendo-lhes que podiam curar-se por seu estado mental. Mary procurou Fineas Quimby, a fim de buscar alívio para seus males crônicos, e este lhe disse que ela não tinha enfermidade, apenas seu espírito refletia a angústia sobre seu corpo, e ela lhe deu ouvidos (1ª Tm 4:1,2).
Depois da morte do curandeiro, Mary sentiu-se inspirada a repartir com outros a grande verdade que havia descoberto. Em 1875, publicou o livro que chegou a ser a autoridade suprema na religião que ela fundou, chamado "Ciência e Saúde como Chave das Escrituras". Nesse livro, ela negava a existência não somente da enfermidade, mas da própria matéria. Em realidade tudo o que existe é Deus, ele é tudo em tudo. Nosso espírito é uma parte dele, e, portanto, é bom. Não há tal coisa como pecado ou morte. Esse é o ensino básico que ela apresentava, uma heresia anti-bíblica (1ª Tm 4:16).
Em 1879, foi organizada a primeira igreja de Cristo Cientista. Esta seita conta atualmente com milhares de adeptos ao redor do mundo. Antes de sua morte, em 1910, Mary Baker Eddy amontoou uma fortuna com o lucro da venda de seus livros, que ensinavam como receber a cura das enfermidades. Compreendemos pela Bíblia que somente Jesus cura nossas enfermidades (Is 53:4 ; At 10:38).
Embora a senhora Eddy tenha dito que a Bíblia era sua autoridade, por outra parte afirmou que tantos erros têm se insinuado na Bíblia, que já não se pode aceitá-la como verdadeira. Sempre que uma declaração bíblica esteja em contradição com a ciência cristã, a senhora Eddy dizia que tratava-se de um erro da Bíblia. Podemos afirmar que a experiência de milhões de cristãos demonstra que a leitura e interpretação literal da Bíblia, longe de levar-nos à incredulidade e ao desespero, têm operado maravilhas em nossas vidas (2ª Tm 3:16,17).
Sobre Deus ela escreveu: "Deus é amor, e amor é um princípio, não uma pessoa. Este princípio é mente, substância, vida, verdade e amor. Interpretado corretamente, princípio é o único termo que expressa completamente as idéias de Deus. Somente com essas citações observamos vários conceitos heréticos desta seita sobre Deus. Os fundamentos básicos de toda a seita descansam sobre o conceito panteísta de Deus, isto é, Deus é tudo e tudo que existe. Biblicamente Deus é uma pessoa que se revela aos homens e fala através de Jesus Cristo (Hb 1:1).
A senhora Eddy dizia: "A teoria de três pessoas em um Deus sugere politeísmo em vez do único sempre presente "Eu Sou". A Ciência Cristã é o Espírito Santo". Ela interpretou as palavras de Jesus: "Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" (Jo 14:16), considerando o "outro Consolador" como sendo a "Ciência Divina". De acordo com a Bíblia, o Espírito Santo é uma pessoa e é Deus. Ele intercede pelos crentes (Rm 8:26,27). A doutrina da Trindade foi ensinada pelo próprio Cristo (Mt 28:19) e Paulo cria nela (2ª Co 13:13).
Para a ciência cristã, Jesus era simplesmente uma idéia, o resultado da consciente comunhão de Maria com Deus. Segundo a ciência cristã, Jesus é o ser humano e Cristo a idéia divina. Segundo a Bíblia, a encarnação de Jesus uniu a natureza humana e a divina em uma só personalidade, dando-lhe o direito de chamar-se Filho de Deus (Lc 1:30-35 ; Mt 3:17 ; Jo 1:1 ; Hb 13:8).
A ciência cristã também nega a realidade da morte e ressurreição de Jesus. Segundo ela Jesus dominou seu corpo de "carne e ossos". O que os evangélicos chamam de ressurreição foi a demonstração da ciência divina, "o triunfo da verdade e do amor imortal sobre o erro". Entretanto, a Palavra de Deus nos ensina que Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1ª Co 15:3-6).
A ciência cristã ensina que a segunda vinda de Cristo é o despertar de um sono enganoso para dar-se conta da verdade. Segundo a Bíblia, Jesus voltará ao mundo cumprindo sua promessa (At 1:11 ; 1ª Ts 4:16,17). Cristo já descreveu a maneira de sua vinda (Mt 24:23-31,36-44). Seguramente, ele sabe muito mais que a senhora Mary Baker Eddy.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

2 comentários:

Anônimo disse...

JESU TE AMAR!

Anônimo disse...

dom de deus e maravilhoso!
deus criador de todas as coisa.
parabéms jesus te amar!
thau........