sexta-feira, 16 de julho de 2010

Apologética Cristã - Católicos Carismáticos: Avivamento ou estratégia?


O movimento da Renovação Católica Carismática é um dos que mais cresce no Brasil nos dias atuais, graças, principalmente, ao apoio que recebe por parte da grande mídia nacional. Por não abandonar práticas condenáveis pela própria Bíblia se tornou alvo de muitos questionamentos quanto à sua originalidade. Nesta artigo tratarei dos pontos que podem trazer luz a respeito do referido movimento.
O termo "Carismático" deriva-se de "Carisma", tradução da palavra grega charisma, que significa "dom". Assim, quando se fala em Carismáticos é uma referência aos que crêem nos dons espirituais dados à Igreja Primitiva e que estão disponíveis ou ao alcance da igreja nos dias atuais (1ª Co 12:1). Esse termo em referência aos Católicos serve para designar aqueles que dentro do catolicismo acreditam e buscam as manifestações dos dons espirituais.
Por volta do ano de 1966, dois professores leigos de teologia da Universidade de Duquesne, uma instituição de ensino católica, na cidade de Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia, EUA, iniciaram uma busca por satisfação espiritual em suas vidas. Ralph Kefer e Bill Storey, após as leituras dos livros "A Cruz e o Punhal" de David Wilkerson e "Eles falam em outras línguas" de John Herrill, descobriram que a promessa do batismo no Espírito Santo como está em Atos 2:39, dizia respeito a eles também. Foi aí que começaram a busca, procurando encontros de oração em igrejas pentecostais, num destes encontros, eles foram batizados no Espírito Santo. A partir daí, começaram a se reunir em grupos de oração, em retiros e vigílias, e outros também vieram a ter mesma experiência.
Aquela liturgia latinizada e de certa forma enrijecida, deu lugar a uma mais solta e mais alegre. O louvor ficou mais contagiante, palmas e gestos deram um brilho especial aos cânticos, claro que, com letras e músicas evangélicas (Lc 16:8).
Houve de fato um derramar do Espírito Santo sobre os sedentos (Is 44:3). Como a Igreja Católica dá muita ênfase às tradições, e a autoridade é da instituição e não da Bíblia, ao longo do tempo perderam a objetividade do batismo com o Espírito Santo (Jo 16:13,14). A idolatria e a mariolatria continuaram formas vivas no culto carismático, resguardando às exceções de uns poucos católicos que abandonaram estas práticas e conseguiram se manterem dentro da igreja.
O movimento Carismático visou devolver aos que permaneceram fiéis ao catolicismo, o orgulho de serem católicos. Através de campanhas bem elaboradas, apelaram para o sentimento dos fiéis no sentido de detê-los dentro da igreja através de "slogans" e chamadas à conciência católica.
O alvo principal era aqueles que migraram para o movimento pentecostal em busca de uma experiência de salvação e de renovação nas suas vidas (Rm 1:16,17). Vale ressaltar aqui que o movimento de Renovação Carismática em está preocupado simplismente fazer crescer numericamente o rebanho que já começava a ficar desestimulado com uma prática litúrgica envelhecida e atraídos pela vida dos cultos pentecostais (Mt 15:6-9).
Infelizmente, para esse movimento Maria está no centro. Os apelos são sempre muito sentimentalistas, porém não convencem àqueles que conhecem o lugar exato do Salvador e da mãe do Salvador (1ª Tm 2:5 ; Lc 16:13).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima  

Nenhum comentário: