terça-feira, 13 de julho de 2010

Tendências Heréticas da Atualidade!


"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios". (1ª Tm 4:1)

Estamos vivendo épocas difíceis no que se refere a heresias, as quais com a aproximação da volta de Cristo se avolumam cada dia mais. Como já sabemos, os autores de todas heresias sempre foram os demônios, pois eles têm a missão especial de preparar o caminho do Anticristo; mas o Espírito Santo, que prepara a Igreja para o arrebatamento, nos adverte acerca das tendências maléficas desses últimos dias (1ª Tm 4:1). Meu propósito neste artigo é descrever suscintamente as ramificações heréticas desses tempos difíceis e suas origens.
Desde os primórdios do cristianismo, a Igreja lutou verazmente contra os heréticos que comumente se manifestavam no seio da igreja (Gl 1:6 ; 1ª Tm 1:3,4). Entretanto, nestes últimos dias, o espírito do Anticristo inspira multidões, usando todos os meios possíveis para que haja redução das conversões ao verdadeiro cristianismo (1ª Jo 2:18-20).
De acordo com Paulo: "...alguns apostatarão da fé..."(1ª Tm 4:1). No grego a palavra é "aphistemi", que significa "levar à revolta, desviar, afastar-se, apostatar". O verbo apostatar significa: perder a primeira fé, repelindo-a em favor de outra crença. Infelizmente, isto acontece em larga escala nos dias atuais. Este desvio da fé representa teologicamente o desvio do sistema de doutrinas e crenças do cristianismo (2ª Tm 4:3-5).
Quando falo de abandono da Bíblia, estou me referindo a falta de estudo sistemático da Palavra (At 17:11). Infelizmente, muitos crentes estão trocando a leitura bíblica por outras leituras e essa prática é uma presa fácil para aceitação de heresias, que só podem ser refutadas com o devido conhecimento bíblico (2ª Tm 3:14-17).
O apóstolo Paulo exorta a Igreja a permanecer na simplicidade que há em Cristo (2ª Co 11:3). Simplicidade é a tradução da palavra grega "Aplotes", que significa singeleza, sinceridade, retidão. O apóstolo mostra que a serpente usou de astúcia para enganar Eva. Astúcia no original é "panourgia", que significa muitas formas de obras astutas, existindo nesta palavra a idéia de uma sabedoria negativa e destrutiva, diabolicamente empregada. Satanás sempre foi o grande mestre dessa forma contrária de sabedoria (1ª Co 3:19).
A cultura brasileira favorece exageradamente o sincretismo religioso. Dificilmente se encontrará outro país em que a cultura e a religião tenham se mesclado com tamanha facilidade. Se esta peculiaridade ajudou para que o Brasil tivesse uma só língua, também contribuiu para que nascesse uma religião sincrética com muitas heresias.
 A palavra crendice significa: "crença popular absurda e ridícula; superstição". A exemplo disso, o próprio catolicismo, que se diz uma religião cristã, adota padroeiras e faz do Brasil um país idólatra. Entretanto, a Palavra de Deus diz: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor" (Sl 33:12).
A palavra guru vem do hindu, e quer dizer: "venerável", um mestre ou guia espiritual que congrega à sua volta seguidores, por vezes fanáticos. Temos muitos desses no Brasil, os quais infelizmente, desviam o povo através de sua popularidade e seus escritos místicos. O povo brasileiro precisa aprender que quem salva é Jesus (Jo 14:6). Esses "gurus", a quem muitos seguem, como se fossem Deus, são instrumentos de Satanás, preparando o mundo para a chegada do Anticristo (2ª Ts 2:6-10).
Observa-se que no catolicismo, espiritismo há intercessores a quem são dirigidas preces e orações para resolverem todos os problemas da vida. Entretanto, o apóstolo Paulo ensina que Jesus é o nosso verdadeiro intercessor (Rm 8:34).
O termo "neopentecostalismo" é utilizado para designar os movimentos pentecostais recentes, denominado pelos pesquisadores como "movimento da terceira onda". É uma vertente do pentecostalismo com algumas tendências heréticas. O verdadeiro pentecostal vive debaixo do modelo da igreja primitiva (At 2:42-47). 
Uma das mais insidiosas heresias que tem surgido na igreja nestes últimos dias diz respeito à quebra de maldições familiares. Acredita-se que os pecados, alianças e padrões estabelecidos pelos antepassados podem exercer maldição sobre filhos, netos, até a terceira ou quarta geração. Para isso usam o texto de Êxodo 20:5. A maldição da lei foi quebrada na cruz do Calvário e todos os que se apropriam da vitória de Cristo ficam livres de todos os débitos que tinham acumulados contra eles (Dt 24:16 ; Cl 2:14,15 ; Rm 8:1). 
Os mestres dessa teologia ensinam que o cristão pode exercitar a mesma fé que Deus se valeu ao criar o mundo. Kenneth Copeland disse: "Você não tem Deus morando dentro de você. Você é Deus". Em nenhum texto das Escrituras aprendemos que Deus fez o homem um deus, ou que Ele tenha prometido que a humanidade um dia viria a ser deus (Gn 3:23). Esta é uma mensagem satânica que derrubou Lúcifer do céu (Is 14:14,15).
A teologia da prosperidade é uma corrente doutrinária que ensina que qualquer sofrimento do cristão indica falta de fé. Assim, a marca do cristão cheio de fé e bem-sucedido é uma plena saúde, além da prosperidade material. Pobreza e doença são sinais visíveis do cristão que vive em pecado ou que possue fé insuficiente. Não sou defensor do negativismo, mas também não tenho o direito e nem fundamento bíblico para dizer que pobreza e doença são frutos de falta de fé. Os exemplos bíblicos mostram homens de Deus que foram maltratados, perseguidos e doentes (Gl 4:14,15) e o próprio Jesus disse que o Filho do homem não tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8:20).
A igreja evangélica brasileira mostra-se muito vulnerável às falsas doutrinas. Às vezes, infantilmente, vê-se repetir heresias já rejeitadas no passado. A falta de raízes mais profundas na história faz com que a igreja brasileira ingenuamente absorva essas teologias humanas (Cl 2:22).
O Brasil traz consigo muitas crendices que, no decorrer dos anos, transformaram-se em "idolatrias cristianizadas". Estas idolatrias não estão somente no catolicismo, mas, infelizmente, também no meio evangélico: o copo com água, as pulseiras, a rosa ungida, o lenço ungido, óleo ungido, etc. Há uma confusão generalizada entre fé e pensamento positivo ou fé e poder da mente. A fé bíblica não necessita de subterfúgios, pois é uma fé verdadeira (Hb 11:1 ; Jd 3,20).
Há também uma recente novidade no meio evangélico, o "arrebatamento  espiritual", que se dá da seguinte maneira: Há evangelista que ora e as pessoas caem em um suposto arrebatamento. O testemunho de quem foi arrebatado deve ser no mínimo com muitas experiências, a exemplo de João na Ilha de Patmos (Ap 1:9-20) e de Paulo, que quando foi arrebatado viu coisas inefáveis (2ª Co 12:1-10).
Imagine alguém que se acha no direito de dizer a Deus o que Ele deve fazer! Teologicamente, isso é ridículo. Entretanto, rotineiramente, ouvimos orações de líderes do neopentecostalismo, determinando a Deus o que Ele deve fazer, usando diversas expressões, tais como: "O Senhor tem que fazer", "eu determino". Certamente não é na autoridade de Jesus que eles agem assim, porque Jesus nos ensinou a orar de maneira diferente, sempre enfocando a vontade do Pai (Mt 6:9 ; 11:25,26 ; Jo 11:41).
Em Cristo,

                 Tarcísio Costa de Lima 

Nenhum comentário: