sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Bíblia como manual da Ética Cristã!

A popularidade da Bíblia, a faz ser o livro mais lido do planeta. E tenho a satisfação de sitá-la neste artigo como livro-texto, pois ela é o único manual do crente na vida cristã e no trabalho do Senhor. O crente foi salvo para servir ao Senhor (1ª Ts 1:8,9 ; Ef 2:10). Sendo a Bíblia o livro-texto do cristão, é importante que este a manuseie bem para o eficiente desempenho de sua missão (2ª Tm 2:15). Um bom profissional sabe empregar bem as ferramentas de seu ofício. Essa eficiência não vem de forma automática; mas pelo estudo e pela prática.
A Bíblia como manual de ética está explícita em 1ª Pe 3:15; 2ª Tm 2:15; Isaías 34:16; Salmo 119:130. Isto nos conduz a dois pontos de suma importância: Por que devemos estudar a Bíblia e como devemos estudá-la? Segundo o professor H. Richard Nieburhr, a Bíblia sempre foi e, indubitavelmente, continuará sendo, o livro básico para o estudo da Ética Cristã. Devemos lê-la para adquirirmos sabedoria; praticá-la para sermos santos e crermos nela para sermos salvos.
A Palavra de Deus tem sido um ponto de equilíbrio para a humanidade, principalmente para seu povo (Dt 30:14). A ética do Antigo Testamento interessava-se, com o modo de vida que a antiga aliança prescrevia e aprovava (Êx 20). Para o Hebreu, a ética (costumes) não era um conceito abstrato, mas concreto e sempre relacionado com a disciplina, o ensino e o modo de vida do indivíduo.
A Bíblia elabora uma série de "ais" para aqueles que a desprezam (Lc 10:13; 11:44; 17:1). A geração do presente século precisa entender que a Bíblia alimenta a alma (Mt 4:4; Jr 15:16; 1ª Pe 2:1,2). O estudo da Palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual. O texto de 1ª Pe 2:2, fala do intenso apetite do recém-nascido, relacionando-o com o nosso desejo pela Palavra de Deus. Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual.
Assim como a Palavra de Deus mudou a vida de muita gente, com provas riquíssimas descritas pela história, temos argumentos para dizer que continuará mudando vidas nas gerações futuras. Abraan Lincoln disse: "Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem". Todo o bem, da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro. As gerações futuras terão que se basearem na Bíblia pelo fato de ser um livro profético e sempre atual (Sl 119:111).
Posso reiterar que a Bíblia é o maior manual de ética de todos os tempos. Nenhum outro testo irá superá-la, pois é a Palavra de nosso Deus, a revelação de Deus à humanidade. Tudo que Deus quer para o homem ou requer do homem e que o homem precisa saber espiritualmente da parte de Deus, quanto à sua redenção, conduta cristã e fidelidade eterna está revelado na Bíblia. Deus não tem outra revelação além do Livro divino. O Autor da Bíblia é Deus, seu real intérprete é o Espírito Santo, e o tema central é o Senhor Jesus.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: