sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O cristão e a Ética!

Quando falamos sobre ética, não estamos alheios ao assunto, pois, temos ouvido esta palavra quase que quotidianamente nesses tempos de tantas cobranças. A cobrança de posturas éticas vem da parte da sociedade em todos os sentidos. Parece que há um clamor pela ética, entretanto, esse clamor revela ausência dessa virtude tão necessária para todas as épocas. O clamor do mundo mostra que a Igreja deve encarar o tema com bastante seriedade.
Ao analisar o tema, verifica-se que é muito abrangente, pois a ética é exigida em todas as ciências e profissões. Temos muitas definições sobre o assunto; entre elas: "ética é a parte da filosofia e da teologia, também chamada moral". O objetivo da ética como ciência é aprimorar o conhecimento das leis e ideais da verdade moral e ainda as regras idôneas para governarcom acerto a própria vida.
Como conceito, a filosofia moral é a investigação científica de julgamentos morais. Dentro deste parecer filosófico a definição mais expressiva é: "A ética é a conduta ideal do indivíduo". Segundo a definição de Aristóteles, todas as instituições humanas são ramos da ética porque todas têm alguma coisa a ver com a atuação do homem dentro da sociedade.
Estamos vivendo momentos de cobranças éticas em todos os sentidos, principalmente no meio político. Esta ausência gera o descrédito da população em relação à postura profissional dos políticos. Um governo não pode exibir uma ética apenas empírica; pois os padrões éticos são pré-determinados pela mente divina; portanto, devem ser progressivos e sistemáticos.
Que pode a moral bíblica obter da ética filosófica? Uma resposta óbvia é que a Bíblia fornece-nos um vasto repertório de material ético em diferentes formas literárias e de diferentes contextos históricos e culturais. Temos um sumário nos Dez Mandamentos, uma casuística aplicação de caso no Código Mosáico, sabedoria em epigramas nos Provérbios, reflexões sobre o significado da vida e valores no livro de Eclesiastes, pregação de justiça social nos profetas, sermões dirigidos aos homens nos Evangelhos e afirmações sistemáticas nas epístolas de Paulo. Um homem que estuda a Bíblia, consequentemente é envolvido pelos preceitos éticos nela prescritos (2ª Tm 3:14,15).
Normalmente quando alguém se identifica como cristão, o nome já requer atitudes éticas, tendo em vista que o livro texto do cristão é a Bíblia Sagrada. Esse conceito pode nos deixar pensativos no que tange ao que não devemos fazer. Mas o propósito do nosso viver deve ser aquele que Pedro repetiu em sua epístola: "Sede santos, porque Eu Sou Santo" (1ª Pe 1:16). O conceito de viver de uma forma santa significa mostrar nas suas boas ações de cristão, o exemplo encontrado na vida e ensinamentos de Jesus.
O conceito de ética cristã sobrepuja todos os demais conceitos, pelo fato de ser embasado na Bíblia. Somente o cristianismo puro reúne as condições necessárias para a moralidade. E só ele pode estimular uma vida salutar do ponto de vista ético ideal. Mas precisamos adotar os preceitos divinos. Portanto, sejamos éticos em nossa maneira de viver.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: