quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Ética Cristã e o Trabalho!

Neste artigo abordarei a nossa relação ética com o nosso trabalho de modo geral, tendo em vista que o nosso comportamento como cristãos é fundamental para brilhar nesse mundo. Cristo está interessado em tudo que acontece conosco, inclusive com o nosso sustento. Como a finalidade de Deus para o homem é a realização perfeita deste e conhecendo a sua própria criatura, o Senhor providenciou também o trabalho como forma de alcançar o seu desejo.
Quando o Senhor estabeleceu todo o jardim do Éden, deu ao homem um trabalho específico: cuidar de toda a natureza (Gn 1:28-30). A vantagem é que o alimento já estava alí pronto. Não havia necessidade de arar a terra, plantar e aguardar a ceifa (V.29). Não precisava derramar suor do rosto para poder se alimentar. A terra e a natureza cooperavam com o homem para prover o seu sustento de forma agradável.
O trabalho satisfaz necessidades físicas e emocionais. Também do fruto do trabalho, o homem alimenta a si e sua família, além de obter proteção através de moradia e atender outros interesses. Também oferece oportunidade de o homem desenvolver sua criatividade, vocação e talento. Além disso, o trabalho é necessário tanto para atingir objetivos próprios quanto para os outros. Não é só uma satisfação plena pessoal, mas também de utilidade para o próximo (Pv 13:11; Ec 5:9; 2ª Ts 3:8).
Por ter a visão que ultrapassa valores pessoais, o cristão faz do seu trabalho uma expressão prática de seu amor aos outros. Os interesses pessoais estão aquém dos da comunidade (2ª Co 11:9). Este é o pensamento de Deus para os seus, porém vivemos numa sociedade edificada sobre estruturas iníquas, em que o outro só é visto como competidor ameaçando nosso lucro maior (Fp 2:3,4). Infelizmente, muitos cristãos, com todas as características de bons religiosos, se acomodam às iniquidades e passam a agir como se tudo fosse normal e os valores fossem outros.
Só se conhece o talento de alguém, quando manifestado. É impossível conhecer uma linda voz sem que a pessoa abra a sua boca e cante. É pelo uso das habilidades que vamos conhecendo nosso semelhante com suas capacidades: "Somente somos capazes de reconhecer as habilidades e a grandeza de nossos semelhantes, quando se expressam no trabalho que fazem" (1ª Tm 4:14).
O trabalho, o salário, as decisões são bençãos do Senhor para o nosso crescimento pessoal. Quando assim entendemos, desfrutamos de cada uma delas com mais alegria e vontade de ser cristãos úteis ao próximo e à causa do nosso Deus. Por meio do nosso trabalho podemos mostrar as bençãos do Senhor a muitas pessoas. Essa é mais uma forma atarvés da qual podemos exercer o nosso sacerdócio em nome de Jesus Cristo. Você já pensou que através do seu trabalho você faz parte da estratégia de Deus para transformar este mundo?
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: