quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A Ética Cristã no culto a Deus!

O culto é como uma gota de orvalho em busca do oceano do amor divino; é uma alma faminta diante do celeiro espiritual; é uma terra sedenta clamando por chuva; é uma ovelha tresmalhada no deserto, balindo em busca do Bom Pastor; é um coração faminto em busca do amor; é uma alma buscando sua contraparte; é o filho pródigo correndo para a casa de seu pai. Enfim, é o homem subindo as escadas do altar de Deus. Dada a preciosidade que é o culto, procuremos conhecer suas bases e sua essência, bem como a necessidade da reverência ética do culto.
A confissão da Igreja Cristã tem por objetivo principal a glorificação a Deuse alegrar-se Nele (Sl 122:1). Isto faz do culto o ato mais importante, mais relevante, mais glorioso na vida do homem (Sl 84:1-4). Contudo, quantos crentes sabem distinguir entre a verdadeira e a falsa adoração? (Jo 4:23,24). Será que você tem cultuado de modo que agrada a Deus? (Hb 11:5).
Para alcançarmos uma visão correta sobre o culto cristão, é mister examinarmos alguns termos usados pelos escritores: "Latréia", cujo significado principal é "serviço" ou "culto". Denota o serviço prestado a Deus, pelo povo inteiro ou pelo indivíduo. Em outras palavras, é o serviço que se oferece à divindade através do culto formal, ritualístico e através do oferecimento integral da vida (Êx 3:12; Dt 6:13; Mt 4:10; Lc 1:74; Rm 12:1).
A adoração cristã se fundamenta na nova aliança (Hb 8). Está franqueada ao crente a comunhão com Deus, pelo novo e vivo caminho aberto por Jesus Cristo (Hb 10:19-22). "Portanto, ofereçamos sempre por Ele a Deus sacrifício de louvor" (Hb 13:15a).
O cumprimento de um ritual não basta para que haja culto. É indispensável a aceitação, por Deus do culto oferecido (Sl 20:3). Deus estabelece condições para aceitar a adoração de homens (Jo 5:41). A ignorância dessas condições ou sua violação transforma o ritual do culto divino em exercício unilateral com sérias consequências para os participantes. No culto devemos alcançar a plena comunhão com Deus, através da fé (Hb 10:38; 11:6).
Todo culto é acompanhado da ética cultual. Nela se exige que saiba o que significa cultuar a Deus. A conscientização desse fato é primordial. Isso gera consequentemente a exigência da reverência peculiar do verdadeiro adorador e, por conseguinte, descortina e rechaça a irreverência, repugnada pelo próprio Deus. Qualquer um de nós pode falhar nesta parte, se não vigiar atentamente durante o culto.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: