sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Ética Cristã nos Relacionamentos!

A pessoa que aceita Jesus como seu Salvador tem a sua maneira de agir totalmente modificada, pelo fato de, com o novo nascimento, tornar-se uma nova criatura, que passa a atuar de maneira diferente e a frequentar ambientes também diferentes. No dizer de Paulo, o cristão é uma carta lida pela sociedade: "Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens". E ainda: "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo" (2ª Co 3:2,3).
Uma série de fatores atua no ser humano e dá motivo para que a pessoa venha agir ou reagir desta ou daquela maneira. Estes agentes atuantes podem ser de natureza interna, isto é, partindo do próprio indivíduo, como também pode ser de natureza externa, partindo de estímulos ambientais. Seja de uma ou de outra forma, o homem tem sempre condições de reagir ao estímulo com uma resposta que é o seu comportamento, através do qual ele ficará conhecido no seu meio ambiente (Pv 12:8).
O livre-arbítrio é a liberdade de escolha. Ele pode preferir o obedecer ou o desobedecer a Deus, através de suas palavras, de seus atos, de suas ações. Entretanto, deve ser notado que liberdade implica em responsabilidade. O mesmo Deus que criou o homem, dotando-o de livre-arbítrio declarou que do uso dessa liberdade dependeria a sua felicidade (Dt 30:19; Gl 5:13).
O verdadeiro cristão procura comportar-se de maneira a agradar a Deus. Por essa razão, procura ser um imitador de Cristo, pois sabe que o mundo e a igreja são dois grupos distintos. O mundo está sob o domínio de Satanás (Jo 12:31); a igreja pertence exclusivamente a Deus (Ef 5:23,24; Ap 21:2). Amar o mundo significa dedicar-se aos seus valores, interesses e prazeres. Significa ter satisfação naquilo que ofende a Deus.
O cristão deve ser íntegro tanto em suas ações (Mt 12:33; Rm 6:22) como em suas palavras (Cl 4:6; Mt 5:37). Cabe ao mesmo, andar com sabedoria e ter uma palavra sempre agradável e temperada. A conversa do crente deve ser cativante, amável e graciosa. Os filhos de Deus devem ter uma linguagem originada na graça de Deus e marcada pela pureza (Ef 4:29). Linguagem e atitude indecentes podem se tornar em hábitos tão arraigados que estouram subitamente em circunstâncias inesperadas (Mc 14:71).
A Bíblia é o único livro que tem por autor o próprio Deus. Ela é um instrumento útil para ensinar o homem a comportar-se de maneira correta em relação a Deus, ao seu próximo e até com relação a si mesmo. A pessoa que aplica os ensinamentos da Palavra de Deus à sua vida profissional, certamente terá um comportamento exemplar. Esse equilíbrio moral é o que conduz a vida a uma existência mais feliz, porque a Bíblia prevê uma vida de bom comportamento, de pureza, se santidade (Sl 34:12-14).
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: