sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Ética Cristã e a Imoralidade!

A imoralidade é o oposto da moral. É o contrário à moral e aos bons costumes. Muitos pensam que a imoralidade está relacionada apenas com as práticas sexuais devassas e libertinas. Quando falam de imoralidade pensam apenas em falhas na área sexual. É um sério engano. A imoralidade está relacionada com todas as esferas da vida humana, o trabalho mal remunerado pode ser considerado uma imoralidade, aliás, isso é uma séria imoralidade. A necessidade do próximo de trabalho ou de assistência médica, escolar, espiritual, entre outras, não nos dá o direito de explorá-lo, humilhá-lo. Quando isso ocorre num relacionamento humano, torna-se uma imoralidade.
O sexo é uma criação de Deus. A Bíblia diz que quando Deus fez o homem o fez sexuado: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou" (Gn 1:27). Depois de Deus ter feito o homem sexuado, homem e mulher, a Bíblia nos diz que Ele achou tudo quanto fizera muito bom: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto" (Gn 1:31), inclusive o sexo.
A fornicação é a relação sexual antes do casamento. É uma prática reprovada por Deus. Houve na igreja de Corinto tantos crentes caindo neste pecado, que Paulo quando soube do que estava havendo entre eles, enviou-lhes uma carta de reprovação (1ª Co 5:1-5).
O adultério é a relação sexual de uma pessoa casada com outra que não seja seu cônjuge, é algo imoral, por ser um desrespeito ao cônjuge que ignora tal traição ou envolvimento (Pv 6:32).
A prostituição é a prática do sexo fora do casamento. Ela se caracteriza pela venda do corpo. Na prostituição ele é reduzido a um mero objeto, ou máquina de liberação dos desejos mais obscenos e baixos (Jr 13:27).
Todas essas imoralidades na área sexual entre outras têm sido incentivadas pelos programas de televisão, filmes, novelas e até propagandas. As revistas e jornais com contos eróticos imorais e com figuras obscenas são facilmente vendidas em vários lugares de qualquer cidade. Há em nossa sociedade indústrias de pornografia e empresas de prostituição que vivem em franco progresso.
O nosso mundo está como Sodoma. Mas, não pensem que a imoralidade de Sodoma era apenas na área sexual. Havia de fato aberrações sexuais em Sodoma (Gn 19:1-8). Porém, havia também imoralidades sociais (Ez 16:49). A imoralidade não diz respeito apenas à área sexual, mas também à social. Em todos os sentidos, a imoralidade faz mal ao próximo. Em qualquer área do relacionamento humano, no lar, no trabalho, na igreja, na escola, a imoralidade avilta o próximo.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima 

Nenhum comentário: