sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Ética Cristã na conduta diária!

A realidade do desregramento moral e a corrupção avassaladora em todos os escalões da sociedade, bem como, a deterioração da família e a falta de discernimento que alguns cristãos manifestam  em relação ao bem e ao mal, ao certo e ao errado, atestam a importância que devemos dar à ética em nossas vidas (Mt 7:12). Além dessa realidade, a Bíblia está repleta de ensinamentos de natureza ética para orientar os servos de Deus em sua maneira de se comportar em todas as situações. Podemos crescer na ética comportamental, gerando cobrança de posturas éticas em nosso meio cristão.
Nossa sociedade está impregnada de conceitos alicerçados no "relativismo ético". Foram os céticos (Sec. III a.C.), adeptos da posição filosófica que sustentava a impossibilidade de conhecimento, que estabeleceram o ponto de partida para a introdução do relativismo na ética. O que o ceticismo fez foi salientar o caráter relativo do bem e do mal. Procurou destituir a ética de qualquer caráter normativo, ou seja, regras fixas a serem cumpridas, estabelecendo critérios baseados na situação e mesmo nas pessoas para a definição do certo e do errado (Rm 3:4).
A ética é algo eminentemente prático. Daí não haver melhor escritor bíblico para embasá-la do que Tiago. Ele foi o autor de um dos textos mais precisos, diretos e práticos da Bíblia (Tg 1:1). Ao lado de Provérbios, a epístola de Tiago é o que mais se relaciona com o cotidiano da vida humana (Tg 4:1). Portanto, ele fala de situações do dia-a-dia, das relações interpessoais, da vida religiosa, do comportamento e do testemunho (Tg 4:14). Estas coisas compõem a nossa existência, e constroem a nossa trajetória, seja para o bem ou para o mal.
Verificamos que o tipo de comportamento em nossos dias quando instituidos como lei, moral ou ética, seja por normas firmadas na Constituição ou em códigos de ética, são desrespeitados em função da vontade do indivíduo e de um suposto benefício ou prazer decorrentes desta transgressão (Pv 28:4). Isto está presente no dia-a-dia do brasileiro e compromete a questão da equidade (Pv 17:8; 18:16; 19:6). "Tudo isso faz parte da chamada hipocrisia contemporânea".
É nestes aspectos comezinhos da vida diária que precisamos aprender a frutificar (Mt 7:16). Exatamente  porque será o somatório destas atitudes, gestos e palavras que vai traçar o nosso perfil perante o mundo (Mt 5:13,14). As pessoas irão cobrar-nos pelos pequenos deslizes, esquecendo-se do conjunto de nossas vidas. Podemos evitar isto frutificando no comportamento ético (Tg 1:22,23).
Faça um exame de sua vida e avalie o estado em que você se encontra: "cumpridor" ou "ouvinte" da Palavra? Procure fazer uma lista dos aspectos em que tem falhado do ponto de vista ético. Peça perdão a Deus e trace metas para enfrentar seus pontos fracos e vencê-los. Desperte-se para a necessidade de frutificar na consciência da cidadania, pois Deus lhe chamou para vencer todas as batalhas, inclusive a que está dentro de nós mesmos, pois a maior vitória que alcançamos é sobre o nosso próprio ego.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: