sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Eclesiastes 10:2,3,12-15 A insensatez humana se opõe a Deus!

Salomão mostra a superioridade do sábio sobre o tolo. O tolo simplesmente tagarela e prejudica a si mesmo com o seu discurso. Daí o escritor dizer: "O coração do sábio está à sua mão direita, mas o coração do tolo está à sua esquerda" (Ec 10:2). No mundo antigo, estas direções tinham sentidos convencionais de bem e de mal ou de benção e de maldição.
Os estilos de vida de um homem e muitos de seus atos individuais revelam seu verdadeiro caráter, e isso mostra que os homens que anulam a sabedoria são insensatos: "E, até quando o tolo vai pelo caminho, lhe falta entendimento, e diz a todos que é tolo" (Ec 10:3). O tolo não pode encobrir a sua real natureza, pois, mais cedo ou mais tarde, deixará escapar, através de suas palavras, o que está no seu interior (Mt 12:34).
Muitas pessoas são sábias o suficiente para se diplomar em várias áreas do saber humano, todavia são incapazes de controlar suas próprias emoções. São nervosas, irritadiças, intolerantes e vivem sempre mal-humoradas. Foi pensando em pessoas assim, que o sábio Salomão escreveu: "Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos" (Ec 7:9). O homem que facilmente perde o controle emocional mostra-se um insensato (Pv 14:17 ; 16:32 ; Tg 1:19).
O cristão, verdadeiramente humilde de espírito, está sempre com o coração preparado para buscar, cumprir e ensinar a lei do Senhor (Ed 7:10). Há um pensamento que diz que "O homem morre no dia em que desiste de aprender". O insensato julga não precisar aprender nada nesta vida, considerando-se extremamente sábio (Pv 12:15 ; Ec 9:17). O tolo prefere ouvir palavras de bajulação a ouvir a repreensão do sábio. Todavia, para Salomão: "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção do tolo" (Ec 7:5).
"Nas palavras da boca do sábio, há favor, mas os lábios do tolo o devoram" (Ec 10:12). O sábio toma precaução contra a injúria ou a maldade (Ec 10:11). Os tolos falam usando perversidade e vão para a perdição (Pv 10:32). A frase inicial deste verso: "Nas palavras do sábio", quer dizer tudo que é bom e útil. Em Salmo 45:2, lê-se: "Nos teus lábios se extravasou a graça; por isso, Deus te abençoou para sempre". A última parte do verso: "Os lábios do tolo o devoram", significa destroem a sua reputação.
Em Cristo,

                Tarcísio Costa de Lima

Nenhum comentário: